A gente acompanhou o time Consideração Futebol e Samba, do bairro de Campo Grande, zona sul de São Paulo, durante sua campanha na Copa Kaiser 2009. Foram cerca de três meses de filmagem pelos terrões da cidade.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Ano novo, documentário de várzea novo
A gente acompanhou o time Consideração Futebol e Samba, do bairro de Campo Grande, zona sul de São Paulo, durante sua campanha na Copa Kaiser 2009. Foram cerca de três meses de filmagem pelos terrões da cidade.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Qual é o seu Flamengo?
E se liga só nos que temos aqui em São Paulo. Na zona norte, por exemplo, tem o famoso Flamengo da Vila Maria, ou simplesmente Flamenguinho (distintivo ao lado retirado do site Distintivos.com.br). E do mesmo jeito é chamado o Flamenguinho de Ermelino Matarazzo, na zona leste de Sampa. Ainda tem o pessoal de Nova Galvão, no Jaçanã, onde tem outro Flamengo.
É difícil pensar em futebol brasileiro sem lembrar de uma tal camisa rubro-negra. Não só por ter a maior torcida do Brasil, mas por ter também uma história gloriosa, o Flamengo também deixou diversos legados nos terrões. Isso sem dizer dos diversos jogadores do Mengão que saíram do terrão, mas aqui, vale o registro e os parabéns a todos os Flamengos que surgiram dentro da várzea, graças ao rubro-negro carioca.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
"La Bombonera" pernambucano
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
...e no Museu do Futebol
Na plateia, nada menos que o grupo do Memofut, estudiosos, jornalistas e colecionadores, todos amantes de futebol. O trabalho está montado. A dúvida vai ser lançada! Aliás... aqui, estão disponíveis todos os vídeos que escolhi para exemplificar a retórica. Explicações, fotos e etc em breve, neste mesmo canal!
Liga dos últimos - BEST OF 2006
PROGRAMA INTRUSO - Futebol de Várzea
Copa da Paz - TV Gazeta
Futebol de várzea em Tocantins MG histórias e tradição
Trailler: Várzea - O futebol amador
sábado, 24 de outubro de 2009
Várzea à italiana
DATA | HORÁRIO | 6ª Rodada | ||||
25/10/09 | 8:30 | Napoli | X | Juventus | ||
25/10/09 | 9:40 | Milan | X | Inter | ||
25/10/09 | 10:50 | Sampdoria | X | Parma | ||
25/10/09 | 12:00 | Atalanta | X | Roma | ||
25/10/09 | 13:10 | Fiorentina | X | Lazio |
sábado, 26 de setembro de 2009
Parabéns pra você, varzeano!!!
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Contos é Top 100
A premiação aconteceu no dia 12 de setembro, mas infelizmente não pudemos comparecer. O que vale é o registro de mais esse passo importante para o futebol de várzea. E vamos continuar na luta pra divulgar seu time, sua história, seus CONTOS.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Como a várzea merece, por Walter Feldman
Foto retirada do blog de Walter Feldman
Com lançamento hoje na Federação Paulista de Futebol, começa dia 6 a segunda fase do Campeonato de Futebol Amador de São Paulo. Esta fase é diretamente acompanhada pela Federação Paulista, que escala juízes, dirime pendências no tribunal esportivo e dá ao torneio um caráter profissional, respeitoso e bem cuidado.
Como, aliás, nosso futebol de várzea merece.
Na várzea nasceu e conquistou o mundo o autêntico futebol brasileiro. Foi muito de coração que à várzea dediquei meu último livro Esporte, Inclusão & Magia. Com estas palavras: “Dedico este livro ao futebol amador de São Paulo, a essa nossa boa e resistente várzea, mãe generosa de tantos craques, espaço de revitalização da fraternidade e da cidadania”.
Nosso torneio talvez seja hoje um dos maiores do mundo em termos de futebol amador.Começa com 483 equipes, das quais 128 chegam a esta fase que agora vai começar. Os jogos são realizados em 32 campos em diferentes pontos da cidade. Cada time tem, em média, 30 atletas, cada jogo é uma festa, unindo torcidas e familiares. Cada gol é de final de Copa. Uma festa.
A final vai ser no Pacaembu. Como a várzea merece.
Quer ver esse texto no Blog do Feldman? Chega aqui então!
domingo, 30 de agosto de 2009
Vai-Vai - 80 anos de samba e várzea
Quadra com bandeiras de países penduradas - 80 anos de escola e Copa - Foto: Lauro Rocha
Samba x Várzea
Eu me lembro em 2007, quando a gente gravava nosso primeiro documentário que levou o nome desse blog, Contos da Várzea, um de meus parceiros na produção, Rafael Dantas (salve, parceiro!), me contou de forma resumida a história da escola de coração dele.
Ali no bairro do Bixiga, tinha um time de futebol de várzea chamado Cai-Cai. Aí, os caras, como um bons varzeanos, faziam uma batucada afinada à beira do campo. Daí, a diretoria proibiu... ihh... mó rolo. Enfim, o fato é que depois da revolta de uns, proibições de outro, a batucada ganhou força até virar uma escola. E enquanto uns diretores gritavam: "a batucada NÃO VAI continuar!", outros aclamavam: "Vai Vai Vai" Aí já viu né.
Veja aqui a matéria muito bem feita pela Luana.
http://www.copa2014.org.br/noticias/961/VAIVAI+COMEMORA+80+ANOS+DA+ESCOLA+E+DA+COPA+DO+MUNDO.html
Salve rapaziada do samba, do terrão e parabéns à Vai-Vai.
sábado, 29 de agosto de 2009
1958: o Ano em que o mundo descobriu o Brasil
O mais louco do que estar frente a frente com um campeão do mundo, é ouvir ele falar da época que ele jogava várzea. Porque era assim, eles jogavam no terrão e aí iam pra alguns times profissionais, como o Comercial, que Dino contou que tinha um campo de terra também... enfim.
E Dino é um barato. Um humor que contagiou os presentes no auditório. Aliás, tenha o prazer de ouvir um resumaço em 3 partes do que ele e o diretor do filme, Asbeg, disseram na noite dessa sexta feira. Ah é, escute o próprio Dino falando que passou pelos terrões de São Paulo. Demais!
José Carlos Asbeg comenta sobre como surgiu a ideia de fazer o filme
José Carlos Asbeg, diretor do filme 1958... - Repórter Twitter
Perguntei pro Dino se eles tinham noção dos heróis que eram pro país. Se liga na resposta dele
"Não tínhamos noção que éramos heróis", Dino Sani - Repórter Twitter
Não conhece Dino Sani? O cara já foi até campeão europeu, mas ele mesmo fala onde jogou... incluindo a várzea
Dino Sani fala os clubes que jogou - Repórter Twitter
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Feldman recomenda...
Depois de muito tentar um retorno do secretário, resolvi provoca-lo não relacionando o Campeonato de Futebol Amador da Federação na postagem anterior. Proposital? Quase. Mas a intenção foi a melhor de todas. De fato, o campeonato é muito louco! Tanto que, se não lembra, fiz um vídeo da primeira final, láááá em 2007, quando o pessoal da UniSant'Anna levou a melhor na final contra o Vila Nova de Guaianazes.
sábado, 15 de agosto de 2009
Qual o maior campeonato de várzea?
Foto retirada do site O Melhor Do Bairro, de Manaus
Foto retirada do site da Prefeitura de Recife
A partir desta terça-feira (9), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer/Autarquia Geraldão, abre as inscrições para a edição 2009 do Futebol Participativo, o maior campeonato de futebol de várzea do mundo.
A Copa Kaiser 2009- Série A, em sua 12ª edição, contará com 208 equipes. Cento e sessenta já estavam classificadas através de critérios técnicos na participação em 2008. Outros 48 times conquistaram o direito à vaga na Kaiser 2009, através da Seletiva realizada em outubro, novembro e dezembro de 2008.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Várzea lá em Portugal? Sim, ora poix!
Time do Lusitano, time da região que nosso amigo David mora
Se liga no racha dos caras. Lá, eles também levantam poeira.
BRASIL: TERRÃO
Olha essa foto, que defesa do goleirão, fala aí!
Muito louco né não? Mas é claro que descolei mais que isso. O cara me mandou um texto que resolvi publicar sem editar em nada, nem do jeito português típico deles. Ah é... e claro... esssas fotos que ele me conseguiu sensacionais.
David conta que é o mesmo sentimento da torcida de amor à região que mora
Não é porque são europeus que não de busão. Na humilde !
Do Santiago Bernabéu até aos pelados portugueses…
Por David, o português varzeano
Na apresentação de Cristiano Ronaldo, no Santiago Bernabéu, estiveram 80 mil pessoas, na sua maioria jovem adolescentes ansiosas por ver o físico do novo jogador ao vivo. Hoje em dia o Futebol é muito mais do que os 90 minutos de uma partida. O Futebol é moda, politica, religião… Estou certo que muitas das jovens adolescentes que foram ao estádio nem sequer gostavam de futebol, pelo menos, não eram adeptas fervorosas. Foram ao estádio, não para ver o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, mas para ver o modelo Cristiano Ronaldo. Compreendo que isto hoje faça parte do futebol e não o estou a criticar.
Vamos olhar agora para outro estádio. Bem, não lhe posso chamar bem estádio, é mais um simples campo de futebol. Cento e cinquenta pessoas estão a ver um jogo de futebol, entre dois clubes amadores. Aqui o Futebol é diferente. Os jogadores em campo, embora pouco dotados tecnicamente, lutam com tudo o que têm pela vitória. Estes jogadores estão ali porque gostam, ao contrário dos jogadores dos milhões, estes homens têm os seus empregos e usam o futebol como meio para se divertirem. Quantos jogadores e futebol conhecemos nós que parece que não gostam da profissão? Vivem bem e jogam muito menos daquilo que realmente podiam jogar?E que diferença têm os adeptos deste jogo entre amadores e os adeptos que foram ver a apresentação do Cristiano Ronaldo ao Santiago Bernabéu? A diferença é que nenhum destes adeptos foi ver nenhum jogador por ser bonito ou por ter bom físico. Todas estas pessoas estão ali, pura e simplesmente, para ver um jogo de futebol… para ver FUTEBOL. É nestes campos de futebol que podemos encontrar a verdadeira gente do futebol, talvez desiludidos pelo negócio em que se tornou o futebol profissional.
Em Portugal, o futebol distrital é acompanhado de muito perto por todos os que têm orgulho na sua localidade. É uma questão de honra. Ao sábado ou domingo lá se juntam todos no campo local para defender as cores “da terra”. Embora estes jogadores sejam remunerados, muitas vezes é maior a perda do que o ganho. Recebem para a gasolina, e pouco mais. São pessoas normais que trabalham de dia e treinam à noite. É uma forma de fugir à pressão e ao stress diário do trabalho. Costuma-se dizer que “quem corre por gosto não cansa”, e este provérbio é bem aplicado nestes casos.
Eu, já joguei num clube amador, no escalão de juvenis. Lembro-me de um dia que estava a chover e estavam bastantes pessoas assistindo ao jogo de guarda-chuva. Lembrando outra vez o Santiago Bernabéu e as adolescentes que foram ver o CR9, não acredito que ficasse um jogo inteiro do Real a borrar a sua maquilhagem. Posso dizer que, embora sabendo que não ganhava dinheiro algum, sentia uma enorme obrigação de jogar bem. Porque? Porque via o esforço de muita gente para que eu pudesse estar ali. Podia nem ter grande habilidade mas era tratado como se fosse o melhor do mundo. Ligavam para mim se eu faltasse iam-me buscar a casa, levar… são pessoas com problemas diários mas que dão toda a sua devoção ao clube, porque acima de tudo, amam futebol.
O Futebol é mais genuíno quando é visto e jogado apenas pelo prazer de ver/chutar a bola. O dinheiro não compra tudo é verdade. O dinheiro não compra a paixão ou amor a camisola. O futebol amador, é um pouco o futebol de alguns anos, quando os clubes não tinham tanto poder económico e os jogadores faziam uma carreira sempre no mesmo clube. Não importa o contrato ou o prestigio, importa sim o AMOR.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Direto do Terrão - Quem falou que a várzea está de volta?
Além da gente, a equipe do Contos da Várzea (contosdavarzea.blogspot.com), a reportagem da Gazeta também marcou presença. O que é bem legal na minha opinião. Só que fiquei um pouco chateado com a maneira que eles cobriram depois.
O pessoal vai só na final, não fazem a matéria no domingo depois do dia da final, soltam só na outra semana com o seguinte destaque na tela: O futebol de várzea está de volta!. De volta? Como assim, de volta? Para mim, que acompanho cada poeira do terrão, foi muito trsite saber que parte de nossos parceiros de profissão ainda tratam o futebol amador como novidade. A várzea sempre esteve aí, nunca foi embora para "estar de volta".
Pior que isso, foi o ilustre governador José Serra me responder pelo twitter sobre o assunto. Vou reproduzir na íntegra o que ele (ou o assessor, sei lá) escreveu.
"O futebol não acaba, as várzeas sim - com o avanço desordenado da urbanização. O Cambuci na minha infância era cheio de campos"
A seguir, minha resposta.
"Sim. No entanto, para os varzeanos, a termo "Futebol de várzea" continua vivo. Como jornalista, continuo na luta pela divulgação da genuína prática do futebol de várzea"
Como não bastasse tudo isso, nesta quarta-feira a TV Gazeta fez um reprise da matéria da final da 2ª Copa da Paz e, ao entrevistar os jogadores do Vida Loka, campeões do torneio, o repórter usou muito a palavra "favela" e usava muito o discurso de futebol de várzea como união de comunidades carentes.
Mesmo sendo em Paraisópolis, não consigo tratar ali com esse tom de dó. Acredito na várzea como um ambiente de socialização, de união de diversas classes sociais. Sei que estou sendo rabugento, mas não gosto de demagogia demais. Não acredito que os varzeanos precisem deste tipo de discurso. E a história dos times? Dos torneios? Temo que daqui um ou dois meses a emissora nem sequer vá lembrar do Vida Loka ou desse campeonato. Por isso espero, e muito, estar errado.
terça-feira, 7 de julho de 2009
Contos da Várzea, o filme - Clipe Oficial
Este é o clipe do filme oficial "Contos da Várzea". Sim, pra quem não sabia, tudo começou desse curta-metragem produzido por mim (Diego) junto com meus amigos e parceiros de terrão Rafael Dantas, Renato Rogenski e Tony Marlon.
Só pra deixar um gostinho de quero mais! Veja o clipe!
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Até tu, José?!
sábado, 4 de julho de 2009
Racha em Petrolândia, PE
Várzea é fogo. Em menos de cinco minutos de papo, descobri o jogo que vale um bode no povoado de Petrolândia, em Pernambuco, quase divisa com a Bahia. Racha, 35 por 35, vários cabras armados, juiz escoltado. Mais? Então escuta ele mesmo contando.
Mauricio Targino.mp3 - Diego Viñas, repórter twitter
terça-feira, 30 de junho de 2009
Direto do Terrão - Na várzea, amarelinha caiu
Os amarelinhos do "Considera" - foto retirada do orkut do técnico do time
Na várzea, amarelinha caiu
Acordei cedo para mais um dia de filmagem nos terrões. A primeira parada foi na pracinha do bairro onde todo o time e torcedores se encontram antes de seguirem em romaria para o campo.
Antes do jogo de várzea, cada um precisa falar o nome para o mesário. Foto: Diego Viñas
O clima no Consideração Futebol & Samba era um tanto de "desesperança". Alguns se animavam com os gols de Espanha e África do Sul, na disputa de 3º lugar da Copa das Confederações que passava na TV do barzinho de esquina. No fundo, a certeza de que a classificação seria muito difícil naquele início de tarde fria.
"Êh! Considera, minha vida é você", grita a torcida - foto retirada do orkut do técnico do time
Em campo, a torcida bem que tentou ajudar o time de amarelo. Mas do outro lado estavam os atuais campeões daquela que é uma das mais importantes competições da cidade. Eram os azuis do Nós Travamos. Ah é... ambos são da zona sul da capital paulista.
O primeiro tempo de 35 minutos (porque é assim em jogos de várzea) foi o suficiente para o Nós Travamos cravar a eliminação do "Considera" , como gritava a torcida que emocionou. Os 3 a 0 fulminantes da primeira etapa foi também o resultado final da partida.
Fim do jogo. Fim do sonho! - foto retirada do orkut do técnico do time
Diferente aconteceu com a amarelinha brasileira na África do Sul, você viu, né? Primeiro tempo bem parecido. Também saiu perdendo feio. Dessa vez, a rapaziada de amarelinha do terrão chorou, e teve que se contentar com a amarelinha nacional no fim da tarde. Nada como uma boa dose de ânimo pra continuar na luta.
Confira outros textos do Direto do Terrão
sábado, 27 de junho de 2009
Vida Loka é campeão da 2ª Copa da Paz
Bate Fácil - Jd. Sto Eduardo: muita garra em campo
Vida Loka: título veio nos pênaltis pelas mãos de Franciel
Eficiência não faltou. Os goleiros Franciel, do Vida Loka, e Rodolfo, do Bate Fácil, bem que tentaram defender mas os cobradores não deram sopa pro azar. Teve chute no ângulo, paradinha, "bomba" no meio do gol e até chute no ar e depois a conclusão para o gol, a la Valdivia, cobrado pelo jogador do Vida Loka. Nesse lance o time do Bate Fácil chiou barbaridade e foi pra cima do árbitro, mas o goleirão Rodolfo tratou de afastar o auxiliar técnico Paulinho e mais dois jogadores que foram reclamar do lance. Rodolfo, o árbitro, confirmou o gol.
Mais gols e os goleiros tentando pegar algum e garantir o título, porém, a disputa parecia não que não teria fim. Depois de dez penalidades convertidas foi a vez dos goleiros. Franciel, 17 anos, na sua primeira final, segundo ele, cobrou primeiro, firme no canto esquerdo de Rodolfo e abriu vantagem. Os goleiros se cumprimentaram e foi a vez de Rodolfo ir pra bola. Silêncio em Paraisópolis.
Vida Loka é campeão!!!
A Dreher, patrocinadora do evento, distribuiu prêmios em dinheiro: 8 mil reais para o campeão Vida Loka, 3 mil para o vice, Bate Fácil e mil reais para a Portuguesa, terceira colocada na Copa. Churrasco e festa garantidas nas comunidades. Mano Brown, dos Racionais MC's estava lá prestigiando a final e foi presenteado com a camisa do Vida Loka.
Confira mais fotos aqui
Em breve, confira também as entrevistas dos técnicos, jogadores e organizadores, em áudio.