domingo, 30 de agosto de 2009

Vai-Vai - 80 anos de samba e várzea

O clima na escola de samba mais vencedora de São Paulo é de festa. Lá na quadra da Vai-Vai a decoração é de comemoração ao ano especial que será 2010. Fundada em 1930, os sambistas vão comemorar 80 anos de história. Além disso, será ano de Copa do Mundo, que também comemora 80 anos. A primeira competição mundial aconteceu em 1930, no Uruguai.

Por isso, achei uma matéria nesta manhã de Luana Costa que tem uma foto muito legal de como está a decoração lá na quadra dos caras. Cheia de bandeiras de países. Dá uma olhada aí.

Quadra com bandeiras de países penduradas - 80 anos de escola e Copa - Foto: Lauro Rocha



Samba x Várzea

Eu me lembro em 2007, quando a gente gravava nosso primeiro documentário que levou o nome desse blog, Contos da Várzea, um de meus parceiros na produção, Rafael Dantas (salve, parceiro!), me contou de forma resumida a história da escola de coração dele.



Ali no bairro do Bixiga, tinha um time de futebol de várzea chamado Cai-Cai. Aí, os caras, como um bons varzeanos, faziam uma batucada afinada à beira do campo. Daí, a diretoria proibiu... ihh... mó rolo. Enfim, o fato é que depois da revolta de uns, proibições de outro, a batucada ganhou força até virar uma escola. E enquanto uns diretores gritavam: "a batucada NÃO VAI continuar!", outros aclamavam: "Vai Vai Vai" Aí já viu né.



Veja aqui a matéria muito bem feita pela Luana.
http://www.copa2014.org.br/noticias/961/VAIVAI+COMEMORA+80+ANOS+DA+ESCOLA+E+DA+COPA+DO+MUNDO.html


Salve rapaziada do samba, do terrão e parabéns à Vai-Vai.

3 comentários:

Unknown disse...

Diego! Muitissimo obrigada por falar da minha matéria aqui no seu blog. Aliás, gostei muito da ideia de falar sobre o futebol de várzea. Bom, se quiser trocar algumas figurinhas, meu email pessoal é luana.jornal@gmail.com e profissional é luana@mandarim.com.br.

OBRIGADA!
Luana

Rafael Dantas disse...

Opa Diego, que texto bacana hein. Falando da escola de samba do meu coração, a Vai-Vai. Tenho muito carinho pela agremiação e pelo bairro da Bela Vista, pois, afinal de contas, nasci lá.
Foi uma honra levar você e a Renatinha pela primeira (se não me engano) à Vai-Vai. O convite está para retornarmos lá, ainda este mês, para a escolha do samba-enredo.

Grande Abraço!

Diego Viñas disse...

Opa Luana, pra gente é um prazer citar seu texto aqui no Contos. Afinal, é exatamente atrás disso que eu sempre vou: histórias e contos. Aliás, devo grande agradecimento ao que comenta acima, Rafael. Grande amigo jornalista e amante de carnaval que me contou dessa história do Cai Cai. Talvez, se eu não conhecesse a história, poderia nem ter feito a postagem.

Obrigado aos dois e grande semana!!!