quinta-feira, 9 de julho de 2009

Direto do Terrão - Quem falou que a várzea está de volta?

Salve rapaziada da várzea. No ar, mais um texto no site FutNet. Fiquei bravo nessa aqui, hein! Mas tô tranquilo, agora. É nóis!


Quem falou que a várzea está de volta?

Para quem me acompanha no twitter (@diegovinas) leu na última semana minhas manifestações sobre a cobertura da TV Gazeta sobre uma competição de futebol amador muito importante aqui de São Paulo. Trata-se da 2ª edição da Copa da Paz, que terminou no último fim de semana de junho. Antes de mais nada, não foi a cobertura do campeonato, mas apenas da final. Isso para começar!

Além da gente, a equipe do Contos da Várzea (contosdavarzea.blogspot.com), a reportagem da Gazeta também marcou presença. O que é bem legal na minha opinião. Só que fiquei um pouco chateado com a maneira que eles cobriram depois.

O pessoal vai só na final, não fazem a matéria no domingo depois do dia da final, soltam só na outra semana com o seguinte destaque na tela: O futebol de várzea está de volta!. De volta? Como assim, de volta? Para mim, que acompanho cada poeira do terrão, foi muito trsite saber que parte de nossos parceiros de profissão ainda tratam o futebol amador como novidade. A várzea sempre esteve aí, nunca foi embora para "estar de volta".

Pior que isso, foi o ilustre governador José Serra me responder pelo twitter sobre o assunto. Vou reproduzir na íntegra o que ele (ou o assessor, sei lá) escreveu.

"O futebol não acaba, as várzeas sim - com o avanço desordenado da urbanização. O Cambuci na minha infância era cheio de campos"

A seguir, minha resposta.

"Sim. No entanto, para os varzeanos, a termo "Futebol de várzea" continua vivo. Como jornalista, continuo na luta pela divulgação da genuína prática do futebol de várzea"

Como não bastasse tudo isso, nesta quarta-feira a TV Gazeta fez um reprise da matéria da final da 2ª Copa da Paz e, ao entrevistar os jogadores do Vida Loka, campeões do torneio, o repórter usou muito a palavra "favela" e usava muito o discurso de futebol de várzea como união de comunidades carentes.

Mesmo sendo em Paraisópolis, não consigo tratar ali com esse tom de dó. Acredito na várzea como um ambiente de socialização, de união de diversas classes sociais. Sei que estou sendo rabugento, mas não gosto de demagogia demais. Não acredito que os varzeanos precisem deste tipo de discurso. E a história dos times? Dos torneios? Temo que daqui um ou dois meses a emissora nem sequer vá lembrar do Vida Loka ou desse campeonato. Por isso espero, e muito, estar errado.

2 comentários:

Carlos Sena disse...

Olá tudo bem?
Gostaria de convidar para participar do Chat Blogs Futebol Clube e participe dos nossos debates sobre futebol... basta adicionar no seu msn o endereço group38099@groupsim.com e pronto, você estará habilitado a fazer parte do chat.
Esperamos a sua presença.
Parabens pelo blog?

Diego Viñas disse...

Add Carlos

Será um prazer representar a várzea nesse debate!

Gde ab