sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Parabéns São Paulo, uma cidade varzeana

Hoje a cidade de São Paulo faz 454 anos. O que dizer da cidade em relação à várzea? Muita coisa!

A primeira coisa a lembrar é sobre o desenvolvimento de Sampa, a maior cidade da América Latina. A coisa começou a aumentar na década de 30. Uma tal revolução industrial na Inglaterra influenciava o mundo todo. Naquela época, dizem histórias, existiam em média 1000 (mil) campos só na região central da cidade. Já pensou? Campo demais. Você chutava da sua área pra isolar e marcava gol no gol do outro campo sem querer, é mole?

Até a década de 1940 não havia estádio de futebol em São Paulo.

Já não há campos de várzea e as crianças disputam a rua com os carros e os pedestres

Nas lembranças do sr. Amadeu, italiano nascido no Brás, a região de várzea da cidade foi totalmente transformada em campos de futebol. Diz ele:
“Comecei a jogar futebol com nove anos. Naquele tempo tinha mais de mil campos de várzea. Na Vila Maria, no Canindé, na Várzea do Glicério, cada um tinha mais ou menos cinqüenta campos de futebol. Penha, pode pôr cinqüenta campos. Barra Funda, Lapa, entre vinte e vinte e cinco campos.

Na íntegra: http://www.aprenda450anos.com.br/450anos/vila_metropole/2-4_estadio_pacaembu.asp

Começou então a invasão industrial. Imagine só! Você, louco pra montar sua empresa e cheio de campo de terra, retinho, aterrado, pronto pra dali, subir uma fábrica. Já era campo! Não teve jeito. A expeculação imobiliária foi boa pro desenvolvimento, mas foi uma das responsáveis pelo subdesenvolvimento do futebol de várzea.

Ainda restam campos de várzea e neles a rapaziada desfruta bons momentos de lazer

Parabéns cidade de São Paulo, mas pare de lutar contra o futebol varzeano. Pode ser?

6 comentários:

Daniel Leite disse...

Como diriam na Espanha, a várzea é a "cantera" do futebol. Se acabarem com o futebol por lá, acabam os grandes jogadores brasileiros, bem como a emoção de se torcer por um futebol mais puro, menos comercial, mais futebol.

Anônimo disse...

Resposta

Fera Daniel. Ficamos na torcida pela valorização do futebol amador.

Se nossa seeção for formada só de escolinhas, podemos esquecer as próximas Copas do Mundo.

Abraço

Anônimo disse...

Olá, tudo bem? Parabéns pelo blog! Desejo sucesso. Abraços, Fabio

Anônimo disse...

Resposta

Valeu Fábio!

Da mesma forma, desejamos sucesso ao seu projeto áudiovisual!

Obrigado pela visita!

Anônimo disse...

Todos Atletas sonham em ser um grande jogador de futebol e eu não sou deferente, Pra chegar no topo prescisamos ter humildade e ter força de vontade em crescer,fico feliz por ter escolhido esse caminho e fico grato ao senhor jesus cristo por esse dom ...
Agora é trabalhar com sinceridade e muita força de vontade em querer vencer na vida e a minha hora esta chagendo ...
Me lembro em um dia q coloquei na minha cabeça que não riai mais jogar futebol pois queria trabalhar pra ter dinheiro e pode sair no final de semana , fiquei um tempo sem jogar comecei a fumar e fazer coisas erradas me afundei por longos dias , minha familia toda era da igreja e eu so fazia essas coisas , um belo dia fui na igreja com a minha e me dei conta das coisas que estava fazendo nesse mundo e que não era do agrado de Deus ...
Aceitei a Jesus cristo como meu salvador e me batisei e hoje estou na igreja mudei perfeitamente e estou com o pensamento de crescer a cada dia mais e mais, agradeço a Deus por me da força e esta aqui nesse momento e poder falar que em breve estarei jogando em um grande club...
estou vivendo pela fé e creio que Deus vai me Honra , alias ele é fiél ...
Que Deus possa abençoar a cada pessoa. crianças jovem e adulto"
Amém ...

Anônimo disse...

Resposta

Com nossa intenção de apontar o futebol de várzea como agente de tranformação social, ficamos muito felizes com esses comentários.

Muito obrigado e esperamos que continuem deixando suas histórias no Contos da Várzea.