terça-feira, 29 de junho de 2010

Na final do 1º Festival de Cinema de Várzea

A ideia era participar. Exibir, pela primeira vez, o documentário Contos da Várzea para o público varzeano no 1º Festival de Cinema de Várzea.

Fotos: Diego ViñasPlateia presente assistindo ao Contos

Um filme que ficou guardado desde 2007 para sair na hora certa.
Sábado, dia 26, foi umas 30 ou 40 pessoas assistirem ao Contos no campo do Danúbio, no Grajaú, Zona Sul de Sampa.

Nos pênaltis, Contos tá na final

E, claro, mais uma vez, eu estava lá. Pessoal votou e ficamos empatados. A decisão foi nos pênaltis. As duas meninas representaram cada filme e a nossa garantiu o título parcial do Contos. Da hora né? Vamos para a final e, mais importante, parabéns a todos. Grandes filmes.

Se liga nesse clipe com depoimento do Daniel Fagundes, do Núcleo de Comunicação Alternativa, o NCA, organizador do festival.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

É o fim do terrão?

Eu pensei que nunca ia dizer isso. Na coluna desta semana do Jornal MAIS eu resolvi falar sobre esse assunto que tanto me assusta. O fim do terrão!

E não tô falando do fim da várzea, não! Nessa foto, por exemplo, você vê mais uma prédio subindo perto de um campão ali na Zona Sul (campo do Anhanguera). A especulação imobiliária já foi a maior ameaça da várzea. Para mim, deixou de ser. Meu medo agora é o que li esta semana.

Foto: Diego Viñas

Campo do Anhanguera, bairro do Campo Grande, Zona Sul de São Paulo


O prefeito de SP, Gilberto Kassab (DEM) anunciou a reforma de 24 campos e CDCs na capital. Colocar sintético, iluminação e melhorar estrutura, como vestiários e tal. Ótimo!

Maaaaaas... sintético? Para quê? Sintético é tão ruim de jogar num campo tão grande! A bola rola muito, pinga mais. É zoado! Mas antes esse fosse o maior problema. Tem mais. Imagine quanto vai custar para fazer a manutenção desses campos!? "Poi Zé"!!!! Quem vai pagar? "Poi Zé".

Não Sei não, viu, amigos e amigas. Tô meio cabreiro com essa historinha de reformar campos. Bom.. espero, e muito, que isso não prejudique a rapaziada que pratica o futebol aos "domingão".

Pessoal, aliás, vamos ficar esperto com isso tudo aí hein. Lembrem-se que futebol de várzea é, às vezes, a única opção de lazer do bairro. Não vamos deixar o pessoal dominar!


Pronto, falei!

domingo, 20 de junho de 2010

Jogo no dia do Brasil na Copa?

Ah não! Essa foi demais. Amar futebol, várzea, tudo bem! Mas até em dia de jogo do Brasil na Copa? Sim, até em dia de jogo do Brasil na Copa! Olha os figuras aí: de vermelho, o pessoal do Consideração, do Campo Grande; de azul, o time do Anhanguera, de Santo Amaro. Os dois da Zona Sul.

Fotos: sim, yo... Diego Viñas

A situação era a seguinte. O jogo começou atrasado, quase umas 12h30. De lei na várzea fala aí. O problema é que duas horas depois, tinha Brasil na Copa do Mundo contra Costa do Marfim... pô gente! Vale vagas nas oitavas.

Carlos Brito (assistente nº 1 e operador de microfilmagem), Joilson Lino (árbrito e inspetor de alunos) e Raimundo dos Santos (assistente nº 2 e metalúrgico)


Foi aí que o "professor" Joilson resolveu a parada. Vamos terminar o jogo um pouco antes. Nada que fuja do regulamento claro. Mas sabe como é né... a festa tá pronta lá no bairro e ninguém pode perder.


















Um duelo bonito desse não podia acabar. Se liga nas cores. Praticamente um Gre-Nal, um Uruguai e Dinamarca. O jogo foi pegado... curto, mas pegado!

Do lado de fora, moleque soltando pipa verde e amarelo, lógico. Aqui é Brasil, truta! Quer dizer, nem pra todo mundo. Olha o Eduardo Lagartixa usando a chinelera da Argentina. Aí não hein, hermano!

O jogo foi rápido e acabou em 1 x 1. Depois, motores roncando e todo mundo correndo para o churrasco no bar do bairro. E eu fui junto. Claro, churrasco, mano!

Apesar do jogo do Brasil, a várzea não parou. E uma coisa se tornou fato: futebol é futebol em qualquer lugar. Todo mundo assiste, todo mundo torce. Não importa se é profissional, pela TV, no estádio ou no terrão. Futebol é uma magia inexplicavelmente incrível!








Dois diretores comemorando um gol. Mas um, Tadeu, do vermelho Consideração; o outro Paulão, do azul Anhanguera. Como assim? Então era gol do Brasil? Não! Não era! Era o empate do Consideração e um golaço à amizade que reina no futebol de várzea.

Aqui sim, todos comemoram o Luis Fabiano marcar o segundo, de placa, com direito a chapéu, mão na bola e bicudaça no canto. É... incrível!

E como se não bastasse esse banho de magia que tomei durante todo o domingo, Deus ainda me reserva esse pôr do sol, a caminho para a redação do jornal, de onde escreveria essa história para milhares de leitores.

Obrigado a eles, aos varzeanos, à vida!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Final da Copa no "Morumbi"

Começo de Copa? Balela! Morumbi fora da Copa? Balela!
Aqui é várzea, mano! Que Copa do Mundo o que, malandro!

Fotos: João Wainer Hoje, sábado, é a super final da 3ª Copa da Paz, que aconteceu no campo do Palmeirinha, o "Morumbi da Comunidade", como é conhecido na favela de Paraisópolis, Zona Sul de Sampa.

FINALISTAS

VILA FUNDÃO
Time do Capão Redondo que disputa a competição desde a primeira edição. Troquei ideia com o Kanu, que junto de Vaguinho e a comunidade, realiza um trabalho profissa pra rapaziada do bairro. Trabalho sério, responsa e várzea na veia!


PORTUGUESA DE PARAISÓPOLIS
Time da casa que é forte na Copa. Ganhou a primeira edição e ficou em terceiro lugar ano passado. Este ano, luta pelo bi contra a reforçada equipe da Fundão. Seu Roberto, 30 anos de Paraisópolis e 53 de vida, fundou o time e foi dos que ajudou a fazer o caldeirão do Palmeirinha na base da enxada, mano... é mole?!


Boa sorte a todos.

Final da 3ª Copa da Paz
Vila Fundão x Portuguesa
Hoje, às 18h
Campo do Palmeirinha - Paraisópolis, Zona Sul, SP... é só chegar!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Várzea na Argentina

Salve hermanos e manos! Estive com Newton César, autor do livro "Brasil x Argentina". Além da história do maior clássico fo tutebol do mundo, Newton me falou sobre... sim... a várzea hermana. El potrero! Este é apenas um trecho da entrevista. Neste sábado, a coluna CONTOS DA VÁRZEA do jornal MAIS conta muuuuuuito mais!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Expo Várzea - "Nóis teve" lá

Salve amigos de los terróns!

Quem disse que Museu do Futebol é só no Pacaembu? Aháááá!!!!

Ontem eu estive na ExpoVárzea organizada pelos alunos de cursos de comunicação da Universidade Cidade de São Paulo, a Unicid, ali na Vila Carrão, Zona Leste, manja né?!

Fotos: Diego Viñas
ExpoVárzea trouxe muitas imagens dos times de várzea

As alunas mostraram que não entendem só de futebol, mas manjam de várzea

Eeeeeeeeeeeeeeee a galera montou um verdadeiro museu do futebol varzeano, com fotos, vídeos, camisetas, troféus, brindes dos times e muuuuuuucho más!

Ah é... e o mais legal. Os representantes dos times marcaram presença no evento. "Anfã"... liguem-se no vídeo... é rapidinho, tá?!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Contos no Festival de Cinema

Novidades na área. O amigo Daniel Fagundes, do Núcleo de Comunicação Alternativa (NCA), preparou um evento que vai bombar os terrões de SP. É o I FESTIVAL DE CINEMA DE VÁRZEA. O esquema é simples: 50 vídeos foram selecionados de todo Brasil para um super festival que vai exibir filmes direto dos campos.

E a equipe do Escola de Notícias, do parceiraço Tony, do artista Kenny e da repórter nata Karol, esteve com os meninos do NCA, que explicaram detalhes de como vai funcionar essa budega! Simplesmente, incrível. Confiram na matéria feita pelo Escola de Notícias. Não "perda"... né?!