Para quem não sabe, o que não faltam no futebol de várzea de SP são times que levam o nome da Lusa. Só na Zona Sul, são uns quatro. Portuguesa de Paraisópolis, do parceiro Roberto; Portuguesa da Vila Mariana, cheia de glórias; Portuguesa do Jardim Miriam, do amigo Silvio; e essa que vou mostrar pra você, da Vila das Belezas.
Fotos: Diego Viñas
Conversei com esse aí da foto, Mario Caju, presidente do time. Ele me recebeu na casa dele pra contar a história do time, que foi fundado em setembro de 1953.
Caju mora pertinho do campo, ali nas proximidades da Avenida Carlos Caldeira Filho, entre Santo Amaro e Campo Limpo, pertinho da Estação de Metrô Vila das Belezas.
Caju é de Alagoas e veio pra SP pequeno. Conheceu esse campo da Portuquesa quando tinha 9 anos.
- Usei a camisa 2 da lateral direita desse time por anos - disse.
Na casa dele, várias histórias como não poderiam faltar. Pra ajudar na coisa, um amigo dele chegou, o Miguel. Com Caju, formam a famosa dupla "Miju". Miguel é filho de um dos fundadores, o conhecido Manezinho da Portuguesa.
Seleção de 62 esteve no campo dos caras
E eles me garantiram que, na década de 80, os veteranos da Copa de 62 fizeram um jogo festa no campo da Portuguesa. O jogo contou com a presença de Orlando, Oreco, Djalma Santos, Ademar Pantera, Esquerdinha e Cesar Maluco.
- O Garrinha não veio porque já estava doente antes de falecer - garantiu Caju. E quem sou eu pra duvidar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário