terça-feira, 17 de agosto de 2010

Parabéns Portuguesa

Eu sei que estou atrasado aqui no blog, mas essa homenagem foi feita na coluna do Jornal MAIS, no último sábado, quando a Portuguesa de Desportos completou mais um ano de história.

Para quem não sabe, o que não faltam no futebol de várzea de SP são times que levam o nome da Lusa. Só na Zona Sul, são uns quatro. Portuguesa de Paraisópolis, do parceiro Roberto; Portuguesa da Vila Mariana, cheia de glórias; Portuguesa do Jardim Miriam, do amigo Silvio; e essa que vou mostrar pra você, da Vila das Belezas.

Fotos: Diego Viñas
Campo na Vila das Belezas levam as cores rubro verde.

Conversei com esse aí da foto, Mario Caju, presidente do time. Ele me recebeu na casa dele pra contar a história do time, que foi fundado em setembro de 1953.

Caju mora pertinho do campo, ali nas proximidades da Avenida Carlos Caldeira Filho, entre Santo Amaro e Campo Limpo, pertinho da Estação de Metrô Vila das Belezas.

Caju é de Alagoas e veio pra SP pequeno. Conheceu esse campo da Portuquesa quando tinha 9 anos.

- Usei a camisa 2 da lateral direita desse time por anos - disse.

Na casa dele, várias histórias como não poderiam faltar. Pra ajudar na coisa, um amigo dele chegou, o Miguel. Com Caju, formam a famosa dupla "Miju". Miguel é filho de um dos fundadores, o conhecido Manezinho da Portuguesa.


Seleção de 62 esteve no campo dos caras

E eles me garantiram que, na década de 80, os veteranos da Copa de 62 fizeram um jogo festa no campo da Portuguesa. O jogo contou com a presença de Orlando, Oreco, Djalma Santos, Ademar Pantera, Esquerdinha e Cesar Maluco.

- O Garrinha não veio porque já estava doente antes de falecer - garantiu Caju. E quem sou eu pra duvidar.

Nenhum comentário: