quinta-feira, 23 de abril de 2009

Salve, Guerreiro!

Aqui vai uma homenagem a todos os vazeanos que, assim como este santo guerreiro, não baixam a bola mesmo com todas as adversidades encontrada em nosso cotidiano. De acordo com a lenda, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do sudeste da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia. São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou e, extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião), além de ser padroeiro dos escoteiros e do Sport Clube Corinthians Paulista. Hoje, dia 23 de Abril, comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A devoção a São Jorge pode ter também suas origens na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões (ver sincretismo religioso).


(Música do novo CD de Zeca Pagodinho)


Eu, sou descendente zulu.

Sou um soldado de Ogum.

Um devoto dessa imensa legião de Jorge.

Eu, sincretizado na fé,

Sou carregado de axé.

E protegido por um cavaleiro nobre.

Sim, vou à igreja festejar meu protetor,

E agradecer por eu ser mais um vencedor,

Nas lutas nas batalhas.

Sim, vou ao terreiro pra bater o meu tambor,

Bato cabeça, firmo ponto sim senhor.

Eu canto pra Ogum.

Ogum...

Um guerreiro valente que cuida da gente que sofre demais.

Ogum...

Ele vem de Aruanda, ele vence demanda de gente que faz.

Ogum...

Cavaleiro do céu, escudeiro fiel, mensageiro da paz.

Ogum...

Ele nunca balança, ele pega na lança, ele mata o dragão

Ogum...

É quem da confiança pra uma criança virar um leão.

Ogum...

É um mar de esperança que traz abonança pro meu coração.



(Jorge Ben Jor)

Deus adiante paz e guia,

Encomendo-me a Deus e a virgem Maria, minha mãe...Os doze apóstolos, meus irmãos.

Andarei nesse dia, nessa noite, com meu corpo cercado, vigiado e protegido pelas as armas de São Jorge.

São Jorge, sentou praça na cavalaria.

E eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia.

Eu estou vestido com as roupas e as armas de São Jorge,

Para que meus inimigos tenham pés, não me alcancem.

Para que meus inimigos tenham mãos, não me peguem, não me toquem.

Para que meus inimigos tenham olhos e não me vejam.

E nem mesmo em pensamento eles possam ter para me fazerem mal

Armas de fogo, meu corpo não alcançará

Facas, lanças se quebrem, sem o meu corpo tocar

Cordas, correntes se arrebentem, sem o meu corpo amarrar.

Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge!!!!!

Nenhum comentário: