quarta-feira, 29 de abril de 2009

Elias relembra seus tempos de várzea

Tem varzeano quem não teve a chance de brilhar no profissional quando saiu do terrão. Mas é muito legal quando a gente vê os que conseguiram falar dos seus tempos de futebol amador, né não!?!?! Assistam a entrevista de Elias, do Corinthians, falando pela TV Uol.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Salve, Guerreiro!

Aqui vai uma homenagem a todos os vazeanos que, assim como este santo guerreiro, não baixam a bola mesmo com todas as adversidades encontrada em nosso cotidiano. De acordo com a lenda, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do sudeste da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia. São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou e, extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião), além de ser padroeiro dos escoteiros e do Sport Clube Corinthians Paulista. Hoje, dia 23 de Abril, comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A devoção a São Jorge pode ter também suas origens na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões (ver sincretismo religioso).


(Música do novo CD de Zeca Pagodinho)


Eu, sou descendente zulu.

Sou um soldado de Ogum.

Um devoto dessa imensa legião de Jorge.

Eu, sincretizado na fé,

Sou carregado de axé.

E protegido por um cavaleiro nobre.

Sim, vou à igreja festejar meu protetor,

E agradecer por eu ser mais um vencedor,

Nas lutas nas batalhas.

Sim, vou ao terreiro pra bater o meu tambor,

Bato cabeça, firmo ponto sim senhor.

Eu canto pra Ogum.

Ogum...

Um guerreiro valente que cuida da gente que sofre demais.

Ogum...

Ele vem de Aruanda, ele vence demanda de gente que faz.

Ogum...

Cavaleiro do céu, escudeiro fiel, mensageiro da paz.

Ogum...

Ele nunca balança, ele pega na lança, ele mata o dragão

Ogum...

É quem da confiança pra uma criança virar um leão.

Ogum...

É um mar de esperança que traz abonança pro meu coração.



(Jorge Ben Jor)

Deus adiante paz e guia,

Encomendo-me a Deus e a virgem Maria, minha mãe...Os doze apóstolos, meus irmãos.

Andarei nesse dia, nessa noite, com meu corpo cercado, vigiado e protegido pelas as armas de São Jorge.

São Jorge, sentou praça na cavalaria.

E eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia.

Eu estou vestido com as roupas e as armas de São Jorge,

Para que meus inimigos tenham pés, não me alcancem.

Para que meus inimigos tenham mãos, não me peguem, não me toquem.

Para que meus inimigos tenham olhos e não me vejam.

E nem mesmo em pensamento eles possam ter para me fazerem mal

Armas de fogo, meu corpo não alcançará

Facas, lanças se quebrem, sem o meu corpo tocar

Cordas, correntes se arrebentem, sem o meu corpo amarrar.

Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge!!!!!

sábado, 18 de abril de 2009

Bola rolando: começa a 2ª Copa da Paz

No pontapé inicial de Zé Maria (ex-jogador do Corinthians), começou a 2º Copa da Paz.

Com 36 equipes dos quatro cantos da cidade, a competição terá todos os jogos disputados no campo do Palmeirinha, dentro de uma das maiores favelas do país: a de Paraisópolis.





A Copa da Paz tem o patrocínio da Dreher e a organização não cobrou taxa de inscrição dos clubes. E pra alegria dos boleiros o campeão levará R$ 8 mil, o vice, R$ 3 mil e o terceiro colocado sai com mil reais pra fazer aquela festa com churrasco e muita cerveja pra comunidade.

A primeira rodada contou com 06 jogos. No primeiro deles, o Palmares venceu o Fumaça da Cidade Tiradentes, por 2 a 1. Em jogo muito disputado, o Palmares saiu na frente e no fim do primeiro tempo o Fumaça empatou. No segundo tempo o Fumaça cresceu no jogo, mas num contra-ataque no finzinho do jogo o Palmares marcou o gol da vitória.



Isso foi só o começo. Ainda jogariam:


Vila Nova Paquetá x Casarão
Ratatá x Resgate
Palmeirinha x UFIM
Piracuama x Portuguesa
Vila Fundão x Real Madrid


A bola vai rolar até o fim de Junho, sempre aos sábados. Compareça porque a arquibacanda é grande e o calor humano, maior ainda.


O campo do Palmeirinha fica no final da Rua Melchior Giola, em Paraisópolis.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Juvenal Sessentão

Este texto é uma homenagem aos 60 anos do grande Juvenal Herbal Rocha Mariano, completados no último dia 04 de abril, numa festa daquelas para entrar para história da família. Só quem estava presente sabe do que estou falando.
Juvenal é nego véio com alma jovem, bom vivant, pai de família e, é claro, bom de bola. Peladeiro de primeira qualidade, ponta-direita do grande time varzeano do Aristocrata, clube esportivo fundado em 07 de março de 1961.

O Aristocrata nasceu com objetivo de ser um espaço recreativo onde negros e brancos pudessem dividir o mesmo espaço, para viver em perfeita harmonia. Naquela época, infelizmente, muitos clubes paulistanos não aceitavam a presença de negros em suas dependências. Aqui vai um grande abraço da equipe Contos da Várzea a essa grande pessoa que, com certeza, tem muita história para contar. E como não poderia ser diferente, desejamos que esta data se repita por muitos e muitos anos.

No destaque: o ponta-direita Juvenal pronto para entrar em campo com a camisa do Aristocrata



Juvenal e seu filho Felipe Mariano abraçados em sua festa de 60 anos, realizada em Itupeva, interior de SP



quinta-feira, 16 de abril de 2009

Biblioteca futebolística - TV IG

Pessoal da várzea! É com enorme prazer que divulgo o vídeo deste cara: Domingos D´Angelo. m verdadeiro historiador do futebol que tive o prazer de conhecer. Ele tem uma biblioteca só com livros de futebol, relíquias que não se acha nem com reza brava.

Dê uma conferida na entrevista dele na TV IG. Vale a pena!!!







quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Rei no Tricolor

Adivinhe quem é este garoto agachado, segurando uma bola de capotão nas mãos? Mesmo sendo uma foto em preto e branco, não tem como errar. Sua fisionomia é inconfundível, não é? Você sabia que Pelé - o Rei do futebol, já vestiu a camisa do São Paulo, antes mesmo de virar atleta do século pelo Santos Futebol Clube? Pois é, mas a vestimenta a qual me refiro não pertence à equipe principal do São Paulo Futebol Clube, mas sim ao time varzeano do “Sãopaulinho de Curuçá”, situado num dos distritos da grande São Paulo. Pelé esbanjava habilidade no time dos veteranos e, olha só, o futuro Rei do esporte bretão tinha apenas 13 anos de idade. É brincadeira? Para ele era mesmo.
Essa foto exclusiva foi cedida pelo professor de Educação Física e ex-jogador da seleção paulista de futsal, Banzé. A várzea realmente é uma fonte inesgotável de riquezas. E cada vez mais iremos buscar histórias interessantes como esta para mostrar a você, querido varzeano.


Pelé faz pose para foto, antes de entrar em campo pela equipe amadora do "Sãopaulinho de Curuçá".

OBS: Reparem na elegância do técnico, à esquerda.


segunda-feira, 13 de abril de 2009

Várzea pintou o sete na Páscoa

Nem na Páscoa o domingo deixa de ser de futebol. Nesse dia 12 o campo do Nacional foi novamente palco de uma chuva de gols pela Copa Kaiser. Foram dois jogos e nada menos que sete gols marcados, é mole!?

E a sapecada do Cantareira de Heliópolis por 5 a 1 em cima do Pontal do Itaim Paulista garantiu a classificação dos vencedores pelo grupo 21 da Zona Leste.

No outro duelo, não deu pro Só Alegria de São Miguel, que perdeu de 1 a 0 pra rapaziada do X do Morro, de AE Carvalho. Agora, o grupo 19 da Leste tá todo embolado. Esses dois times têm dois jogos e 3 pontos cada um. Já o Sistema da Vila Carrão tem um jogo e os mesmos 3 pontos, e o Cidade Nova de São Miguel ainda não pontuou, mas só jogou uma vez também.

Aqui no Contos da Várzea, você fica ligado no que rola também na Copa Kaiser, certo!!!!

domingo, 5 de abril de 2009

Cartolas da Várzea - Fotos

Evento que rolou lá em Pirituba, reunindo a nata da várzea paulistana.
E a equipe CONTOS DA VÁRZEA esteve lá pra conferir.



sábado, 4 de abril de 2009

História do Baxada de Guaianazes

Salve salve rapaizada do terrão. Recebi esse arquivo do presidente do Baxada, meu chará Diego Amorim, durante uma bate papo pelo MSN. Aí ele resolveu mandar a história do time deles e, então, copiei na íntegra pra vocês conhecerem esse time de Guaianazes, zona leste da cidade de São Paulo.


Todos os sábados nossos amigos se reunia à tarde para fazer o famoso rachão, em isso foi aumentando, ate que foi tantos amigos que jogamos o campo todo, e depois do rachão, veio a idéia de fazer um time, ai começamos a procurar nomes, desenhos, preços de fardamento.


O Nome BAXADA F.C surgiu na mesma tarde, um dos amigos falou vamos colocar o nome do time de “Os de Baixo”, pois em nossa comunidade ficam na parte de baixo, como se fosse uma “bacia”, e no domingo de manhã alguns de nossos amigos, ia descer para a Baixada Santista, pegar uma Onda, curtir um reggae, e nessa de descer para praia, que veio a idéia de colocar o nome de BAXADA F.C.

Jogamos o primeiro jogo, estava tão gostoso aquele clima de Futebol amador, de jogar, começamos a levar a serio o nome BAXADA, procurei na internet onde colocar o nome BAXADA F.C, nas camisetas, como sou Web Designer, pensei vamos fazer um site, vamos divulgar, tudo que acontecer com o BAXADA F.C vamos relatar, e começamos assim, hoje temos muitos acessos no site e estamos crescendo no meio da Várzea, sempre com um Pensamento de ser grande

E Vamos ser conhecidos no meio da Várzea, para o Futebol Amador

Temos treinamento toda quarta-feira as 16:00, para todos que quiserem praticar um esporte, e futuramente estaremos comprando coletes, e artigos esportivos.

E hoje temos 2 Categorias, o time Principal não esta bom ainda, mas a cada dia estamos fortalecendo o nosso time, e o time Categoria de base anos 1993, 1994 e 1995..

O Time Principal irá participar da “COPA VACA de GUAIANASES” e vamos com a força total, para conseguir uma classificação, como o nosso time é muito novo, não pensamos em titulo ainda. Mas vamos com força e garra para conseguir algo.

o nome BAXADA F.C está se fortalecendo, pois hoje estamos esboçando um projeto social, e também estamos correndo atrás de um patrocínio e de um convite para a Antiga Seletiva da COPA KAISER a atua Serie “B”.

E também BAXADA F.C , esta aberto para convites para entrar em campeonatos.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vídeo: Ajax da Vila Rica

Vídeo do pessoal do Ajax. Retirado do orkut do Regis.
Abraço pessoal!