quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A bola e o pandeiro...

Foto: Zanone Fraissat /Folha Imagem

Desde o começo do século passado o samba e o futebol de várzea fazem uma tabelinha mágica pelos campos de terra batida. No tradicional bairro do Bixiga (Bela Vista), região central de São Paulo, esse namoro entre bola e pandeiro rendeu frutos: a escola de samba Vai-Vai, vice-campeã do carnaval em 2009.
Para quem não sabe, a Vai-Vai foi fundada em 1930, por um grupo de amigos dissidentes de um time de futebol de várzea do Bixiga, chamado Cai-Cai. Expulsos do time, que também tinha uma roda de samba que animava festas após os jogos, Livinho e Benedito Sardinha deram início ao cordão carnavalesco Vai-Vai, que cantou apenas enredos de exaltação de 1933 a 1965.
Mas foi na década de 70 que a Vai-Vai começou a mostrar sua força no carnaval paulistano para se tornar a escola mais vencedora de todos os tempos, com 13 títulos. Ainda assim, nem as glórias carnavalescas conseguiram desfazer esse laço com o esporte bretão. Tanto que, desde a sua fundação, a agremiação jamais esqueceu o seu time de futebol, até hoje extremamente respeitado na várzea.

Nenhum comentário: