terça-feira, 13 de maio de 2008

'Não quero negro no meu time'

Hoje é 13 de maio – Dia da Abolição dos escravos. Dia em que a Princesa Isabel assinou a tão esperada Lei Áurea. Para muitos uma bondosa mulher, heroína dos negros que trabalhavam em condições sub-humanas nas casas do senhores de engenho. Na minha humilde opinião, ela não passou nem perto disso. Mas isso é uma história longa. Não tenho a pretensão de dar aula de história em meu texto, mas é preciso apresentar os fatos para poder chegar onde eu quero.
Um fato me chamou a atenção, justamente no dia em que lembramos esta data, pois há 120 anos, o Brasil não utiliza mais a mão-de-obra dos negros para realizar trabalhos empregatícios, em tese, era o que deveria ocorrer.

Torcedor vestido com a máscara do "Ku Klux Klan" - é o nome de várias organizações racistas dos Estados Unidos que apóiam a supremacia branca e o protestantismo

O fato é que não só o Brasil, mas o mundo está impregnado de pessoas preconceituosas manchando a imagem do futebol. Vejam só vocês amantes da várzea, quero deixar claro que a notícia que li não tem nada a ver com o nosso ‘terrão’.

Leiam o que disse esse senhor ao site
GLOBO.COM

“O time russo tem uma torcida declaradamente racista e seu técnico, o holandês Dick Advocaat, já admitiu que não pode contratar jogadores negros. Por sua vez, há quase 20 anos, a equipe escocesa deu um passo à frente contra o preconceito: o Rangers, clube de origem protestante, optou por mudar a sua política de contratações ao abrir as portas para os católicos. A torcida do Zenit é uma das mais radicais do mundo. Nos jogos do seu time, ela costuma ofender negros com faixas e cânticos racistas. Sua postura quase fez com que o clube fosse eliminado pela Uefa da competição. Nem mesmo os apelos da opinião pública mudaram a cabeça de dirigentes e torcedores. O Zenit não contrata negros, como deixou claro Advocaat em uma entrevista recente”.

- Não quero negros no meu time porque meus torcedores não querem - afirmou o técnico holandês Dick Advocaat.

Guardem bem a cara desse racista!

Relação de alguns jogadores negros que ajudaram a escrever a história do futebol mundial:

Pelé, Garrincha, Leônidas da Silva, Arthur Friedenreich, Nilton Santos, Barbosa, Jairzinho, Canhoteiro, Zózimo, Edu, Djalma Santos, Bauer, Eusébio, Didi, Djalma Dias, Vavá, Paulo César Caju, Roger Milla, George Wea, Vladimir, Basílio, Denner, Romário, Ronaldo Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Drogba, Sameul Eto’o, Kanu. E tantos outros que não vem na memória...

Nenhum comentário: