terça-feira, 27 de maio de 2008

Rompendo barreiras!

Fala pessoal da várzea, tudo beleza? Conheça o mais novo personagem varzeano, Zé do Terrão. Toda segunda-feira, no site www.agoraesportes.com.br, contará histórias que retratam esse mundo fascinante do futebol amador.

Conheça um pouco do Zé do Terrão:


Pontapé Inicial

O futebol de várzea morreu? É claro que não. A várzea ainda pulsa forte no coração de milhares de pessoas, mesmo com a dificuldade de se manter nas grandes cidades castigadas pelo crescimento urbano. Como sabemos, o futebol é muito representativo na vida do brasileiro. Quem nunca saiu batucando em qualquer objeto para comemorar a vitória do seu time.... Acompanhe o resto da história aqui:

Não marque bobeira e confira a coluna semanal do Zé do Terrão!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

The Ball

Vídeo imperdível, gravado nos terrões da África!

terça-feira, 13 de maio de 2008

'Não quero negro no meu time'

Hoje é 13 de maio – Dia da Abolição dos escravos. Dia em que a Princesa Isabel assinou a tão esperada Lei Áurea. Para muitos uma bondosa mulher, heroína dos negros que trabalhavam em condições sub-humanas nas casas do senhores de engenho. Na minha humilde opinião, ela não passou nem perto disso. Mas isso é uma história longa. Não tenho a pretensão de dar aula de história em meu texto, mas é preciso apresentar os fatos para poder chegar onde eu quero.
Um fato me chamou a atenção, justamente no dia em que lembramos esta data, pois há 120 anos, o Brasil não utiliza mais a mão-de-obra dos negros para realizar trabalhos empregatícios, em tese, era o que deveria ocorrer.

Torcedor vestido com a máscara do "Ku Klux Klan" - é o nome de várias organizações racistas dos Estados Unidos que apóiam a supremacia branca e o protestantismo

O fato é que não só o Brasil, mas o mundo está impregnado de pessoas preconceituosas manchando a imagem do futebol. Vejam só vocês amantes da várzea, quero deixar claro que a notícia que li não tem nada a ver com o nosso ‘terrão’.

Leiam o que disse esse senhor ao site
GLOBO.COM

“O time russo tem uma torcida declaradamente racista e seu técnico, o holandês Dick Advocaat, já admitiu que não pode contratar jogadores negros. Por sua vez, há quase 20 anos, a equipe escocesa deu um passo à frente contra o preconceito: o Rangers, clube de origem protestante, optou por mudar a sua política de contratações ao abrir as portas para os católicos. A torcida do Zenit é uma das mais radicais do mundo. Nos jogos do seu time, ela costuma ofender negros com faixas e cânticos racistas. Sua postura quase fez com que o clube fosse eliminado pela Uefa da competição. Nem mesmo os apelos da opinião pública mudaram a cabeça de dirigentes e torcedores. O Zenit não contrata negros, como deixou claro Advocaat em uma entrevista recente”.

- Não quero negros no meu time porque meus torcedores não querem - afirmou o técnico holandês Dick Advocaat.

Guardem bem a cara desse racista!

Relação de alguns jogadores negros que ajudaram a escrever a história do futebol mundial:

Pelé, Garrincha, Leônidas da Silva, Arthur Friedenreich, Nilton Santos, Barbosa, Jairzinho, Canhoteiro, Zózimo, Edu, Djalma Santos, Bauer, Eusébio, Didi, Djalma Dias, Vavá, Paulo César Caju, Roger Milla, George Wea, Vladimir, Basílio, Denner, Romário, Ronaldo Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Drogba, Sameul Eto’o, Kanu. E tantos outros que não vem na memória...

terça-feira, 6 de maio de 2008

Campeões na friaca

Save, save, boleiros de plantão. E deve ser difícil jogar bola neste frio, fala aí?!? Quase 14 graus em Sampa. Aquele chute do lateral esquerdo, que pega bem na costela, e separa a dor do restante do nosso corpo!
Meu Deus da Bola, como dói. E esta postagem chega igual carrinho do Amaral em áureos tempos de Palmeiras; Tarde, mas cheio de boas intenções.
Parabéns aos campeões estaduais deste domingo por esta imensidão de país. Com certeza, todos mereceram o caneco. Destaque para o mar em vermelho e preto no Maracanã e em verde e branco aqui em Sampa. Palmeiras e Flamengo, parabéns pelas conquistas!

quinta-feira, 1 de maio de 2008

O filho do chefe

Percival, “o locutor da voz de metal” e Zé Prudente, “o repórter da notícia quente” faziam uma dupla afinada e eram lideres de audiência nas transmissões esportivas daquela rádio do interior.

Mas, ultimamente, estavam passando por uma situação constrangedora: Borrachinha, o filho do dono da emissora, foi contratado como goleiro do Cruzmaltense, time do qual o poderoso cartola também era o patrono. Só que o filho do patrão era um tremendo frangueiro e vivia tomando gols de todo jeito. Mas a dupla, por razões óbvias, tinha que amenizar as falhas do “patrãozinho”.

Silvio Luiz (jornalista esportivo e ex-árbitro de futebol) - Fonte: site miltolneves.com.br

Num jogo decisivo da liga local, clássico entre o Cruzmaltense e o Barro Branco, logo no início da partida, numa cobrança de falta da intermediária, Borrachinha salta, num vôo acrobático, mas engole um frangaço, para desespero da torcida. Da cabine, Percival, após narrar “desanimado” o gol do Barro Branco, chama o repórter de campo:

- Parece que a bola desviou na barreira e enganou o goleiro, não foi assim Zé Prudente?

- Isso mesmo, Percival! Borrachinha ia na bola. Mas essa tocou na barreira e deslocou completamente o jovem goleiro, que nada pôde fazer! - Informava o trepidante do interior...

O Cruzmaltense, jogando em casa e com o apoio da torcida, tenta o empate a todo custo, o que levaria a decisão para outra partida, mas, já no fim do jogo, numa jogada despretensiosa, o zagueiro local atrasa a bola para o goleiro que, inacreditavelmente, deixa a pelota passar por entre as pernas...

Borrachinha ainda sai correndo atrás da bola tentando evitar o gol, mas a trapalhada foi ainda maior: choca-se com a trave e fica enroscado na rede.

A torcida, revoltada, tenta invadir o campo para surrá-lo, enquanto o atabalhoado goleiro é atendido pelo médico do clube. Da cabine, o locutor aciona o repórter, atrás do gol:

- Que pixotada foi essa do zagueiro, ó Zé Prudente? Atrasar uma bola desse jeito? E que confusão é essa aí na torcida? Borrachinha se machucou no lance? – Pergunta o zeloso bajulador, ao lado do preocupado pai que assistia ao jogo ao seu lado.

Aí “o repórter da notícia quente”, cruzmaltense fanático e com a cabeça “fervendo” pela perda do título, não se contém e explode de vez:

- Pô Percival, o zagueiro não teve culpa nenhuma! Mas pode ficar tranqüilo que a policia já impediu a invasão de campo. Por enquanto o “peneira” do filho do chefe está bem. O problema vai ser ele enfrentar a fúria dos torcedores na saída do estádio. E conclui:

- Aliás, de contusão ele não tem nada! Deve tá é engasgado com as penas dos dois INCRÍVEIS FRANGOS que engoliu...

Evidentemente que foi a última transmissão da dupla...