sexta-feira, 4 de abril de 2008

Futebol de várzea, segundo o Wikipedia

Fotos: G8 Sports


Se você quer saber o que é futebol de várzea, digita no Gugão, ou procura o Wika, meu. Dois caras firmezas que respondem quase tudo que você pergunta.

Outro dia perguntei pro Gugão se ele tinha alguma novidade da várzea pra mim, e ele me mostrou uma foto bem louca de um campo em São Paulo. Agora, se liga o que o Wika me contou quando perguntei sobre a várzea:




Futebol de várzea
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Futebol de várzea é uma denominação brasileira, típica do Estado de São Paulo, convencionada ao futebol praticado de forma amadora e organizada.

Surgiu a partir da prática do esporte bretão em campos feitos na várzea às margens do rio Tietê, antes mesmo de haver profissionalismo no Brasil.

A organização desta prática amadora fez surgir os primeiros times, também conhecidos como clubes de várzea. Estes clubes são, basicamente, sociedades informais que funcionam como ponto de encontro de amigos para os fins de semana.

Grandes craques do futebol brasileiro e do mundo foram revelados na várzea, ratificando o bom nível técnico apresentado pelos times da várzea no passado. Hoje ainda há relatos de jogadores vindos destes clubes, mas são raríssimos, pois os clubes profissionais investiram muito na estrutura de suas categorias de base. Porém, o perfil do jogador varzeano é de uma pessoa que trabalha em carga horária completa que eventualmente faz outra atividade física ou de ex-jogadores profissionais. Há ainda, jogadores que chegaram a ser profissionais, mas não conseguiram continuidade em suas carreiras e vivem de eventuais prêmios pagos pelos clubes varzeanos por participações em alguns torneios amadores.

Em virtude do crescimento da cidade, os terrenos disponíveis para campos de várzea, praticamente acabaram e quase todos estes campos e clubes não existem mais. Felizmente, os poucos que sobraram se esforçam para manter a tradição, mantidos por apaixonados pelo futebol.

Outro fator importante é o atual desinteresse dos jovens de classes média e alta em praticar o esporte, o que restringe - cada dia mais – a prática do futebol de várzea às periferias pobres da cidade.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_de_v%C3%A1rzea"

Um comentário:

Anna Carolina Negri disse...

Oi meninos! Dêem uma olhada no meu blog... bjs