terça-feira, 30 de outubro de 2007

Duas lições da várzea; coragem e humildade!

O domingo foi literalmente quente para a várzea da zona sul. No bonito e atípico campo do campestre, próximo à divisa de São Paulo com Itapecerica da Serra, aconteceu um verdadeiro duelo de Titãs. Fumaça azul na entrada do favorito Parados do Parque Independência, na camisa os dizeres “tudo com nós” indicavam a confiança no triunfo. Mas existia ali um adversário espinhoso e catimbeiro, empurrado pela numerosa e barulhenta torcida do Cosmos do Parque Fernanda, de onde surgiam intermináveis fogos de artifício para intimidar e ensurdecer os jogadores da equipe adversária.

Estava quase tudo pronto para o começo do jogo. Reparem que eu disse quase tudo. Estamos carecas de saber o quanto a várzea é imprevisível, proporciona várias surpresas, então imagine:

São dez e meia da manhã e o sol está a pino castigando sem só os torcedores. Meu relógio avisa que já se passa meia hora do horário marcado para o inicio do jogo e nada do trio de arbitragem aparecer. Também pudera, foram ameaçados de linchamento durante quase toda a competição, quando o jogo valia três pontos, imagine agora valendo caneco. Olho para o campo novamente e avisto duas mulheres vestidas de preto adentrando o campo sob o olhar atônito das dezenas de pessoas ali presentes. Entram com a cara e a coragem nessa fria para salvar o domingo de toda aquela gente. Mulher bandeirando na várzea? Foi isso mesmo que você leu. Ana Paula fez escola, não? Quem acredita que a presença feminina exime o trio de escutar ofensas e represálias está profundamente enganado. Em dado momento uma das assistentes permanece imóvel durante o ataque que culminaria em gol do Cosmos. Resultado? Inconformado, o zagueirão do Parados vem se aproximando e berrando aos cuspes. “Sua P..., sua P... Tava impedido caralho! Você é cega?” Em meio a gritaria do botinudo faltou coragem ao juizão para tirar o vermelho do bolso e mandar o cidadão mas cedo para o chuveiro. Aliás, quem foi mais cedo para o chuveiro não gostou do que viu. “Cabelo” saiu lesionado no primeiro tempo e viu o favoritismo do seu Parados escorrer pelo ralo num jogo para fazer cardíaco passar mal. Obs: Para quem não viu ainda o documentário Contos da Várzea, “Cabelo” é o interprete do “conto do anu”, uma das histórias mais engraçadas contadas pelos personagens varzeanos.

Voltando ao jogo, um outro “entrevistado” teve seu dia de glória. Cassiano, camisa onze, infernizou a zaga adversária com arrancadas e pedaladas rápidas, ainda por cima marcou um gol de pênalti para o seu time. Bem que o Seu Alceu dizia que todo canela fina é bom de bola e olha que veterano sabe das coisas.

Bom... Fim de jogo. Três a dois para o Cosmos no placar. Na torcida sentimentos divididos como sempre. De um lado a torcida que remói a dor da derrota, noutro a festa tradicional com direito a caneco, cerva e churras. Mas quem disse que o Parados abaixa a cabeça? Ainda em campo após a derrota todos os jogadores da equipe cumpriram o ritual de sempre. Rezaram abraçados e depois cantaram a plenos pulmões, com toda a força que restava da dura batalha. “NÓS SAIMOS DO INDÉPE PRA JOGAR! PARA HONRAR O NOSSO TIME DE VALOR! SE GANHAMOS SABEMOS GANHAR! SE PERDEMOS SABEMOS !NÓS SOMOS OS PARADOS ATÉ MORRER!”

Isso é Contos da Várzea!!!!

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Saindo do forno!

25 de outubro: fim da edição.
Retoques finais para Contos da Várzea.
Tenho muitos para agradecer. Sintetizei alguns e vai em primeira mão neste nosso encontro:

"Poderia começar agradecendo Charles Miller por apresentar a bola de futebol ao brasileiro, mas não!
Quero agradecer em primeiro lugar os varzeanos, que transformaram a bola de futebol numa esfera mágica, de cor alaranjada.
Em segundo lugar, agradeço geral, porque numa final de mata-mata não existe terceiro colocado. Aqui, obrigado a todos que nos receberam de forma muito cordial em cada campo, time e sede.
A Deus e São Pedro, que proporcionaram lindos fins de semana de sol, o que ajudou a pintar as cores do céu azul, árvores super verdes e o terrão... nem preciso falar.
Dona Maria Teresa, Senhor Ari, Juliano, Tatiana, Teté e Renatinha (minha família) pela paciência e compreensão de minhas ausências nos almoços e reuniões em casa.
Ao G8, o melhor grupo de amigos para o melhor trabalho que realizei em 2007.
Aos Contos da Várzea... pelos contos".

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Sonho

Para que o sonho tome forma é preciso muito suor.
Nenhum sucesso vem à toa. De graça. Sem transpiração.
Agora estamos aprendendo que o mesmo se aplica a um documentário.
Contos da Várzea. Histórias de um povo que é apaixonado por futebol.
De um povo que respira futebol.

sábado, 13 de outubro de 2007

Prorrogação!

“Fita dezessete, time code quatro ponto um!”

O ponteiro do relógio acelera as batidas do coração.

O desespero não esconde. Tem mais areia na parte de baixo da ampulheta

Chamem o Meirelles, Padilha ou alguém da família Salles.

Documentaristas varzeanos? Varzeanos documentaristas?

Nos olhos o vermelho da exaustão.

No rosto um sonambulismo crônico, inércia na expressão.

Quão lúcido estou? Impossível saber.

Mas ainda quero a paixão na fala dos entrevistados.

Quero a clareza das imagens.

A poeira da terra surgindo.

A pureza da entrega por essa várzea hilariante.

Quatro vidas desaguando na imponência do tempo.

Um sonho em construção.

Uma loucura de estudante.

Um projeto de gente grande.

Que horas são? Nem me fale, perdi a noção.

Santa várzea! Rogai por nós jornalistas.

Agora e na hora da decupagem.

Amém!



sábado, 6 de outubro de 2007

Campeonato no Campo Limpo

E no meu Campo Limpo, Campo Lindo, tem também campeonato. Abaixo os resultados e os próximos jogos de importante campeonato da região.

Copa Associação A.A. Parque Santo Antônio
Rodada 30 de Setembro de 2007
Real Atlético 3 x 1 U3F (Parque Santo Antônio)
Indomável (Parque Vera Cruz) 2 x 1 Barcelona do Parque Sto Antonio
Azurra (Parque Vera Cruz) 2 x 0 Flamenguinho (Parque Santo Antonio)
Unidos da Cana 2 x1 Sem Querer (Parque Sto Antônio)

Rodada 7 de outubro
Semi final - Campo do Caju
10h - Indomáveis X Azurra
11h30 - Unidos da Cana X Real Atlético

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Volta Jesus

Esse conto você encontra no livro "Segundo Chute", de Walter Scott Vicentini, mas eu vou contar do meu jeito!

Há muito tempo, existiam diversos campos de várzea, você sabe, né!?! Pois é, eram vários. Tantos que entre um e outro fazia-se uma diferença de um ou dois metros. Um campo, passava dois metros, e outro campo. E por aí vai!

Tinha um jogador muito bom por sua velocidade. O nome dele era Jesus. Calma, não é pra rir ainda! O problema dele é que não olhava pra frente pra correr, só pra bola. Num dos lançamentos ele correu, correu, correu. E escutou dos companheiros: Volta Jesus, volta! Jesus parou, levantou a cabeça, olhou pra trás e viu que tinha ultrapassado seu campo faz tempo. Já estava correndo entre outros dois times. Pode rir agora!

Jesus, envergonhado, pegou a bola na mão, e voltou para o campo, dando a bola para o goleiro adversário cobrar tiro de meta.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O Melhor da Copa Kaiser

Fala rapaziada peladeira. O que de melhor acontece no futebol amador você confere sempre aqui no Contos de Várzea. Ontém foi dia de Copa Kaiser. Confira os principais "lances" da rodada.

FASE "OF"

DIA: 30/09/2007 - DOMINGO
2ª RODADA - COMPLETA

Destaque da rodada.

ARENA KAISER
12:00 -
Leões da Geolândia/V.Medeiros 0x1 GE Lagoinha/V.Maria (OF-3)

Esse foi o jogão da rodada. O jogo aconteceu na Arena Kaiser (Estádio do Nacional). Quem marcou para o Lagoinha foi o craque do jogo, o atacante Betinho (Eberton Malvino). O gol da vitória foi o terceiro do jogador no campeonato.


Os outros jogos ficaram assim:

BURGO
13:00 -
Entre Amigos FC/V.Progresso 0x1 Grêmio Botafogo FC/Guaianases (OF-1)

RIACHUELO
13:00 -
AE Nós Travamos/Jd.Tupi 0x1 GR AG Madeira/Brás (OF-1)

FLAMENGO
13:00 -
EC Ajax/V.Rica 1x1 Falcão Dourado FC/Pq.Dorotéia (OF-2)

CAJU
11:45 -
Ass.Piratininga/3ª Divisão 1x2 AA Alvorada/Jaraguá (OF-2)
13:15 -
GDR Danúbio/Freg.do Ó 1x1 EC Vida Loka/V.Brasilândia (OF-4)

JAÚ
13:00 -
EC Nápoli/V.Industrial 3x2 Geavi/Pq.Edu Chaves (OF-3)

BENFICA
13:00 -
AE Sedex/Cid.Tiradentes 2x1 GR Jardim das Palmas/C.Limpo (OF-4)

Os próximos encontros acontecem agora no próximo domingo 07/10/2007. Fique atento! Acompanhe cada rodada aqui no Contos da Várzea, o blog que é a alegria dos boleiros varzeanos.

A união dos povos

Dentro do famoso parque do bairro da Aclimação, um campo de várzea. Em campo, amigos advogados, professores de educação física e até Rafael, jornalista e um de nossos integrantes nessa produção. Marrudo menino!

Durante a filmagem, notamos um casal sentado ä grana, no alto, com livro de poesia na mão e com uma simpática vira-lata na coleira, a Susi. O rapaz, Marcio, 21 anos, vindo de Pernambuco há um ano e tentando a vida difícil em São Paulo. Ela, Cristiane, 17 anos, grávida de 7 meses de um menino. Por que um casal vem para um parque tão lindo e param para ver a várzea?

"Eu leio um poema e ele assisti ao jogo. Depois, a gente troca. Ele lê uma poesia e eu vejo a partida, mas eu não gosto muito de futebol", é a futura mamãe quem fala.

Na arquibancada, seis aposentados disputam outra partida acirrada: o dominó. Vez em quando, dão uma esticada pra ver o jogo, principalmente quando sai um pênalti ou brigas. Jogando sob o mesmo tabuleiro, um ajudante de obra e um formado e Química. Mas é o mundo da várzea, onde todos são iguais e tudo vale.