sexta-feira, 18 de março de 2011

O maior jogo de futebol do mundo

O texo abaixo, retirado do ótimo Blog Sem Noção Esporte Clube, do Globo.com, é genial... E a cara do Contos da Várzea. Trata-se do maior jogo de futebol do mundo, uma partida com mais de 2 mil participantes e aproximadamente oito horas de duração. Incrível!

No século XII, uma cidade inglesa venceu os invasores dinamarqueses. Para comemorar a vitória sobre os inimigos, os moradores cortaram as cabeças dos adversários capturados e resolveram correr pelas ruas locais lançando essas cabeças contra as paredes das casas. A partir disso surgiu a “Royal Shrovetide Football Match” (algo como “Real Partida de Futebol do Entrudo”).

Essa tradicional competição é realizada na cidade inglesa de Ashbourne (condado de Derbyshire, no leste do país), durante a terça de carnaval e a quarta-feira de cinzas.

Nesses dias, a cidade é dividida em dois times com mais de 2 mil participantes que têm como objetivo jogar a bola (um pouco maior que uma de futebol) no “gol”, que na verdade é uma parede. A distância percorrida entre os gols é de 4,8km e a partida começa a ser disputada às 14h e termina às 22h. Caso nenhum gol seja marcado antes das 17h, a partida é reiniciada.

Vejam o vídeo que encontrei no Youtube:


Nenhum comentário: