terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Várzea: a bola rolada na beira do coração

Expectativa antes de a bola rolar no telão - por Diego Viñas

Salve rapaziada!
Assisti ao filme Várzea: a bola rolada na beira do coração, nesta segunda-feira, no Cine Olido. De fato, o pessoal conseguiu reunir uma boa galera na galeria. Umas 300 pessoas. Talvez menos, não sei. Como preparei uma matéria sobre esse dia - que vão ver abaixo - e bati umas chapas, dedico esse trecho à minha crítica ao filme. Vale lembrar que aqui não é nenhum cineasta não. Sou apenas um repórter varzeano, certo?!?!
Emoção: parto dessa palavra para contar que senti durante a exibição. Sentei ao lado de uma senhora tão entretida, que praticamente se sentia parte das filmagens -que na verdade todos nós fizemos.
Não me pareceu que o Akins e sua equipe produziram algo comercial. O pessoal da Chama Sabor mais uma vez fez um brilhante trabalho na edição. Mesmo assim, o filme foi mesmo feito por um poeta, um cidadão que tem a linguagem da periferia na veia. Impossível o melhor cineasta chegar perto do discurso de quem vive o negócio, manja?
Por isso e outros motivos, o filme foi tão bem entendido por nós, da várzea. Juro que não sei como os estudiosos e estatísticos do futebol profissional entenderiam da história. Sim, uma história que não tem começo, meio e fim porque não é manjada como um clássico de Hollywood.
A várzea não é manjada. Um jogo no terrão, por exemplo... começa muito antes do apito inicial e termina bem depois do juiz levantar o braço e encerrar a partida.
Pra mim, varzeano de coração, um clássico do cinema do terrão!
Do terrão! É nóis!
Fotos: Diego Viñas
Mais fotos no perfil Contos da Várzea do orkut

2 comentários:

Revel disse...

sou muito grato mano pela sua critica e isso faz fortalecer mais e mais nosso trabalho
sem palavras lembre se de colocar amor sempre em tudo que faz que as coisas acontece é isso que falta para os teorico e cientistas do futbol
valeu forte abraço e sucesso

Jota

Unknown disse...

Salve Família!!!

Como faço para adquirir um dvd desses? Onde encontro?

Gostaria de exibir la na Portuguesinha do Rio Pequeno Z/O pra rapaziada.

Muito sucesso!!!

Um forte abraço

pinguimbelavista@hotmail.com