Time do Lusitano, time da região que nosso amigo David mora
Se liga no racha dos caras. Lá, eles também levantam poeira.
BRASIL: TERRÃO
Olha essa foto, que defesa do goleirão, fala aí!
Muito louco né não? Mas é claro que descolei mais que isso. O cara me mandou um texto que resolvi publicar sem editar em nada, nem do jeito português típico deles. Ah é... e claro... esssas fotos que ele me conseguiu sensacionais.
David conta que é o mesmo sentimento da torcida de amor à região que mora
Não é porque são europeus que não de busão. Na humilde !
Do Santiago Bernabéu até aos pelados portugueses…
Por David, o português varzeano
Na apresentação de Cristiano Ronaldo, no Santiago Bernabéu, estiveram 80 mil pessoas, na sua maioria jovem adolescentes ansiosas por ver o físico do novo jogador ao vivo. Hoje em dia o Futebol é muito mais do que os 90 minutos de uma partida. O Futebol é moda, politica, religião… Estou certo que muitas das jovens adolescentes que foram ao estádio nem sequer gostavam de futebol, pelo menos, não eram adeptas fervorosas. Foram ao estádio, não para ver o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, mas para ver o modelo Cristiano Ronaldo. Compreendo que isto hoje faça parte do futebol e não o estou a criticar.
Vamos olhar agora para outro estádio. Bem, não lhe posso chamar bem estádio, é mais um simples campo de futebol. Cento e cinquenta pessoas estão a ver um jogo de futebol, entre dois clubes amadores. Aqui o Futebol é diferente. Os jogadores em campo, embora pouco dotados tecnicamente, lutam com tudo o que têm pela vitória. Estes jogadores estão ali porque gostam, ao contrário dos jogadores dos milhões, estes homens têm os seus empregos e usam o futebol como meio para se divertirem. Quantos jogadores e futebol conhecemos nós que parece que não gostam da profissão? Vivem bem e jogam muito menos daquilo que realmente podiam jogar?E que diferença têm os adeptos deste jogo entre amadores e os adeptos que foram ver a apresentação do Cristiano Ronaldo ao Santiago Bernabéu? A diferença é que nenhum destes adeptos foi ver nenhum jogador por ser bonito ou por ter bom físico. Todas estas pessoas estão ali, pura e simplesmente, para ver um jogo de futebol… para ver FUTEBOL. É nestes campos de futebol que podemos encontrar a verdadeira gente do futebol, talvez desiludidos pelo negócio em que se tornou o futebol profissional.
Em Portugal, o futebol distrital é acompanhado de muito perto por todos os que têm orgulho na sua localidade. É uma questão de honra. Ao sábado ou domingo lá se juntam todos no campo local para defender as cores “da terra”. Embora estes jogadores sejam remunerados, muitas vezes é maior a perda do que o ganho. Recebem para a gasolina, e pouco mais. São pessoas normais que trabalham de dia e treinam à noite. É uma forma de fugir à pressão e ao stress diário do trabalho. Costuma-se dizer que “quem corre por gosto não cansa”, e este provérbio é bem aplicado nestes casos.
Eu, já joguei num clube amador, no escalão de juvenis. Lembro-me de um dia que estava a chover e estavam bastantes pessoas assistindo ao jogo de guarda-chuva. Lembrando outra vez o Santiago Bernabéu e as adolescentes que foram ver o CR9, não acredito que ficasse um jogo inteiro do Real a borrar a sua maquilhagem. Posso dizer que, embora sabendo que não ganhava dinheiro algum, sentia uma enorme obrigação de jogar bem. Porque? Porque via o esforço de muita gente para que eu pudesse estar ali. Podia nem ter grande habilidade mas era tratado como se fosse o melhor do mundo. Ligavam para mim se eu faltasse iam-me buscar a casa, levar… são pessoas com problemas diários mas que dão toda a sua devoção ao clube, porque acima de tudo, amam futebol.
O Futebol é mais genuíno quando é visto e jogado apenas pelo prazer de ver/chutar a bola. O dinheiro não compra tudo é verdade. O dinheiro não compra a paixão ou amor a camisola. O futebol amador, é um pouco o futebol de alguns anos, quando os clubes não tinham tanto poder económico e os jogadores faziam uma carreira sempre no mesmo clube. Não importa o contrato ou o prestigio, importa sim o AMOR.