domingo, 12 de outubro de 2008

No Dia das Crianças, dê uma bola pro moleque

Fotos retiradas do Blog Troll Urbano


No mesmo dia 12, além do Dia das Crianças, além do dia da Padroeira do Brasil, além de mais uns “dia de sei lá mais o quê”, teremos também - além de domingo de futebol - a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Evento de corrida importante? Sim, muito, porque até etapa de mundial o Brasil virou.

Certo! Mas que diabos tem a ver alhos com bugalhos? É que fiquei me perguntando o seguinte: se a minha irmã acha um absurdo 22 jogadores correrem atrás de uma bola por 90 minutos, o que ela falaria dos mais de 15 mil atletas que correm 21 km sem direito a nenhuma bola rolando, nem um gol pra balançar as redes?

Por isso, quero lançar nesse dia 12 a campanha “Dê uma bola pro moleque”. Essa coisa de incentivar o filho a prática esportiva é muito balela. O negócio é fazer o guri chutar. É isso mesmo! Rola uma bola na frente dele, se você não leva uma de primeira no meio ‘das idéia’!

Que calção curto que nada! Que tênis com amortecimento, que nada! É bermuda rasgada, chuteira desdentada e meião surrado. Agora vai moleque. Vai jogar bola, aprender a bater e apanhar. Aprender a ter mais mobilidade, reflexo, domínio e coordenação.

Ah é. E não me venha com bola de basquete, porque pra arrumar uma cesta é um terror. Muito menos uma bola de vôlei. Já pensou seu filho conhecido como Giba na escolinha dele?! Agora, imagina você ir buscar o pimpolho e todo mundo fala: Tchau Pelé… Tchau Maradona… Tchau Ronaldinho, amanhã quero jogar no seu time, hein! Ah, que alegria de um pai, é ou não é?!

Não tem segredo! Neste Dia das Crianças: Bola de futebol. O moleque se vira depois. Par de chinelo vira trave, pedra vira golzinho. Nem esquenta. Deixe que ele aprende sozinho a magia do futebol e, logo logo, vai estar no tapete da sala sujando o chão com os envelopes das figurinhas que acabara de comprar do álbum ilustrado do Brasileirão. Já pensou, que da hora?!

Nenhum comentário: