Vila Isabel
Tô Envolvido
Lapenna
Viracopos
Oito de Maio
Corinthinha Vila Yara
Outro
Postado por Antonio Erivaldo em 01/08/2005 20:26
Futebol de várzea (Periferia de São Paulo)
O futebol de várzea apresentava, no passado, uma continuidade com o futebol oficial. A várzea era celeiro dos craques que, descobertos, vestiriam a camisa dos grandes clubes. A lógica parece simples: se o jogador era excelente naquelas condições da várzea, imaginemos quanto melhor seria diante das condições favoráveis no espaço estandartizado do futebol profissional.
A várzea significa terreno fértil. Para o futebol significava o terreno da produção abundante de frutos cuja seleção cabia aos clubes. O desaparecimento da várzea passa significar decadência, a perda do celeiro e da abundância para o futebol.
Campo de Futebol Bairro S. Antônio da Barra (cidadesmineiras.com.br)
Esperava-se para o segundo tempo um jogo mais movimentado, com as duas equipes buscando mais o gol, para definir a partida. Mas o que se viu foi algo inusitado. Pouco a pouco, os jogadores da equipe local foram desaparecendo do campo. Quando a equipe ficou com apenas seis jogadores, o árbitro foi obrigado a encerrar a partida, como manda a regra, por falta de número legal de jogadores.
Năo foi difícil descobrir para onde os jogadores haviam se dirigido. Os "desaparecidos" foram encontrados se divertindo no salão de danças, ao som do mais animado "forró".
Com certeza, esta foi a primeira vez na história do futebol, que um jogo não chegou ao fim, por causa de um "forró".
Quadro: Forró, de João Werner
Foto: Diego Viñas
Esse rádio eu comprei junto com minha casa, há seis anos. Quando entrei, ele já estava lá, esquecido por alguém. Agora meu filho deve cuidar dele depois. Eu trouxe pro es critório e está funcionando normal.
Quando eu mandei fazer uma limpeza por dentro, o eletricista me mostrou a placa com a data de fabricação. Foi quando descobri que ele é de 1951, mais velho do que eu. Eu sou de 1960.