sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ponte de lança africano

Jorge Ben sempre deixou muito claro o quão grande é seu amor pelo futebol através de várias canções, entre elas "Camisa 10", "Fio Maravilha" e "Umbarauma. Essa versão com o Mano Brown, dos Racionais, outro apaixonado por futebol e pela várzea, é demais. Brown sempre foi figura fácil a beira dos campos de terra da Zona Sul. Curtam esse som. Um golaço.



Aproveito o nome da música "ponta de lança africano" para homenagar o meu amigo varzeano Nony, um nigeriano que desembarcou na bahia com o sonho de jogar bola e veio parar nesta cidade maluca que é São Paulo. Ele é zagueirão e joga comigo aos sábados no glorioso campestre, pelo time da Giroflex.

♫... E aqui: morumbi
A fé é o que me move
Meu camisa nove treinou bem e vai jogar
salvador da final, salve o nosso natal... ♫

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Jogada ensaiada

Nem o meu glorioso Treme Terra faria melhor. Sensacional.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Amor de artilheiro

Inspirado por uma matéria da Sportv decidi hoje escrever sobre o lendário Just Fontaine, o maior artilhero da história em uma única Copa do Mundo. Na Suécia, em 1958, Fontaine marcou incríveis 13 gols (6 jogos) atuando pela seleção francesa. Contra o poderoso Brasil, na semifinal, marcou os dois gols de seu time, placar de 5 a 2. Just fez 13, mais poderia fazer ainda mais em outras edições da competição se a sua carreira não fosse abruptamente interrompida por uma entrada maldosa em 1960 e uma fratura grave que sacramentou o final de sua histórica carreira. Com lágrimas nos olhos o velho centroavante evidenciou todo o seu amor pelo futebol em uma única frase dramática e sincera: "Trocaria meu recorde por pelo menos mais seis anos de carreira".