domingo, 29 de agosto de 2010

Timão x SPFC no Palmeirinha

Fotos: Diego Viñas
Essa foi demais! Jogo entre Corinthians e São Paulo no Campo do Palmeirinha. Exatamente, meu cumpadi! O negócio é o seguinte: no time do Palmeirinha, que fica na favela de Paraisópolis, na Zona Sul ou Oeste (sei lá) de SP, tem jogadores e torcedores do Coringão e do Tricolor, como muitos outros times, certo!?!

Fumaça e Orêia disputam a bola na base da amizade e da diversão

Daí os caras (Bruno, na verdade, um corintiano fanático) inventaram um duelo entre os torcedores de cada time. Por um dia, os companheiros do verde Palmeirinha vestem os uniformes de seus times de coração para esse jogaço.
Ano passado, deu São Paulo, 4x3. Agora é a revanche. Aí fui conversar com os caras aí da foto, o Fumaça e o Orêia. Fumaça são-paulino e orêia corintiano. Ah é, e o mais louco disso tudo é que nesse campão aí, juntam as torcidas organizadas da Gaviões da Fiel e Independente. Todo mundo junto, é mole?

No fim do jogo, já viu, né. Pagode rola solto e a churrascada garantida pra toda comunidade e jogadores do Palmeirinha, torcedores do Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Lusa... quem chegar... é só chegar!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Várzea na ESPN

É malandro, a várzea tá com moral!
O parceiro Akins Kinte, diretor do filme "Várzea, a bola rolada na beira do coração", deu uma entrevista para o pessoal da ESPN, no programa Social Club. Se liga que 'loko'!

sábado, 21 de agosto de 2010

Aniversário no campo?

Tem histórias que só quem é varzeano pode passar e contar. Se liga: Gustavo Lacotiche, o Guto, completou 30 anos, no dia 20 de agosto - parabéns, mano! Ao invés de chamar a rapaziada pra um samba, um barzinho, uma balada, o cara escolheu o Campo do Benfica, que fica ali na Zona Norte, entre as pontes Vila Maria e Tatuapé.

- Lá é um lugar de fácil acesso. Escolhi um campo de várzea para ficar mais perto dos meus amigos de verdade.
Foto: Diego Viñas
Guto é o segundo de branco em pé, da esquerda para a direita, durante festa dos amigos do Cartolas da Várzea

Guto tem lá a sua “carreira” no futebol amador. Passou, por exemplo, pelo Raízes da Vila Formosa, Entre Amigos da Vila Progresso e Bento Gonçalves do Tatuapé.

- Quero deixar um ‘salve’ para Tonhão, do Ufim, lá da Zona Sul; para Ariane, do Noroeste da Vila Formosa; do Cezar, do Quebrada da Freguesia do Ó; além do pessoal do Moleque Travesso do Jardim Planalto, Vila Fundão do Capão e todos os time lá de Heliópolis - feliz aniverário!

Texto publicado dia 21/08/2010. no jornal MAIS

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Parabéns Portuguesa

Eu sei que estou atrasado aqui no blog, mas essa homenagem foi feita na coluna do Jornal MAIS, no último sábado, quando a Portuguesa de Desportos completou mais um ano de história.

Para quem não sabe, o que não faltam no futebol de várzea de SP são times que levam o nome da Lusa. Só na Zona Sul, são uns quatro. Portuguesa de Paraisópolis, do parceiro Roberto; Portuguesa da Vila Mariana, cheia de glórias; Portuguesa do Jardim Miriam, do amigo Silvio; e essa que vou mostrar pra você, da Vila das Belezas.

Fotos: Diego Viñas
Campo na Vila das Belezas levam as cores rubro verde.

Conversei com esse aí da foto, Mario Caju, presidente do time. Ele me recebeu na casa dele pra contar a história do time, que foi fundado em setembro de 1953.

Caju mora pertinho do campo, ali nas proximidades da Avenida Carlos Caldeira Filho, entre Santo Amaro e Campo Limpo, pertinho da Estação de Metrô Vila das Belezas.

Caju é de Alagoas e veio pra SP pequeno. Conheceu esse campo da Portuquesa quando tinha 9 anos.

- Usei a camisa 2 da lateral direita desse time por anos - disse.

Na casa dele, várias histórias como não poderiam faltar. Pra ajudar na coisa, um amigo dele chegou, o Miguel. Com Caju, formam a famosa dupla "Miju". Miguel é filho de um dos fundadores, o conhecido Manezinho da Portuguesa.


Seleção de 62 esteve no campo dos caras

E eles me garantiram que, na década de 80, os veteranos da Copa de 62 fizeram um jogo festa no campo da Portuguesa. O jogo contou com a presença de Orlando, Oreco, Djalma Santos, Ademar Pantera, Esquerdinha e Cesar Maluco.

- O Garrinha não veio porque já estava doente antes de falecer - garantiu Caju. E quem sou eu pra duvidar.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Colecionador de camisas

Essa eu soltei na última edição do Jornal MAIS. Troquei ideia com o Wagnão, do Consideração FS de Campo Grande. Fui lá no Campo do Anhanguera pra conhecer as mais de 80 camisas de times de várzea.
Foto: Diego Viñas

Wagner exibe parte da sua coleção no Campo do Anhanguera, Zona Sul de Sampa




Ele contou que começou a juntar do nada, há dois anos. Troca camisa daqui e dali, acabou juntando uma bela coleção.

- A gente divulga todas as quebradas aqui no bairro. O pessoal me para para perguntar de onde é aquele ou esse time que tô vestindo a camisa. E vice versa, né, mano! Quando eu dou a camisa do meu time, acabo divulgando nossa área nos quatro cantos da cidade - disse Wagner.

Depois de juntar tanta camisa, ele jura que, do time dele, ele só tem uma camisa. É mole?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Exibição no Museu do Futebol

Sábado de manhã, no último dia de julho, o curta Contos da Várzea, de 2007, foi exibido no Museu do Futebol.

Sim, sim, sim! O que foi um suor para apresentar no TCC foi para os telões da maior referência da história do futebol tupiniquim.

Fotos: Renata Fernandes
Renato Rogenski com a camisa do Treme Terra. Eu com a do Botafogo de Guaianases. Rafael Dantas com a do Consideração de Campo Grande

Na plateia, jornalistas, pesquisadores, curiosos e amantes do futebol. Dos diretores do filme, apenas o Tony Marlon não estava porque curtia projetos na Baixada Santista. Mas estava presente em forças positivas.
Um representante de cada estava por lá. Vanessa Guaglianone, Régis Rogenski e Renata Fernandes.
O grupo agradece, de coração, o pessoal do Museu e todos do grupo Memofut, que nos fez esse maravilhoso convite. Estaremos lá sempre que precisarem.