domingo, 30 de agosto de 2009

Vai-Vai - 80 anos de samba e várzea

O clima na escola de samba mais vencedora de São Paulo é de festa. Lá na quadra da Vai-Vai a decoração é de comemoração ao ano especial que será 2010. Fundada em 1930, os sambistas vão comemorar 80 anos de história. Além disso, será ano de Copa do Mundo, que também comemora 80 anos. A primeira competição mundial aconteceu em 1930, no Uruguai.

Por isso, achei uma matéria nesta manhã de Luana Costa que tem uma foto muito legal de como está a decoração lá na quadra dos caras. Cheia de bandeiras de países. Dá uma olhada aí.

Quadra com bandeiras de países penduradas - 80 anos de escola e Copa - Foto: Lauro Rocha



Samba x Várzea

Eu me lembro em 2007, quando a gente gravava nosso primeiro documentário que levou o nome desse blog, Contos da Várzea, um de meus parceiros na produção, Rafael Dantas (salve, parceiro!), me contou de forma resumida a história da escola de coração dele.



Ali no bairro do Bixiga, tinha um time de futebol de várzea chamado Cai-Cai. Aí, os caras, como um bons varzeanos, faziam uma batucada afinada à beira do campo. Daí, a diretoria proibiu... ihh... mó rolo. Enfim, o fato é que depois da revolta de uns, proibições de outro, a batucada ganhou força até virar uma escola. E enquanto uns diretores gritavam: "a batucada NÃO VAI continuar!", outros aclamavam: "Vai Vai Vai" Aí já viu né.



Veja aqui a matéria muito bem feita pela Luana.
http://www.copa2014.org.br/noticias/961/VAIVAI+COMEMORA+80+ANOS+DA+ESCOLA+E+DA+COPA+DO+MUNDO.html


Salve rapaziada do samba, do terrão e parabéns à Vai-Vai.

sábado, 29 de agosto de 2009

1958: o Ano em que o mundo descobriu o Brasil

Já assistiu a esse filme? Assista! Nessa sexta, 28, eu estive no Museu do Futebol com nada menos que José Carlos Asbeg, diretor do filme 1958: o ano em que o mundo descobriu o Brasil, e Dino Sani, um dos jogadores que conquistaram a primeira Copa do Mundo.

José Carlos Asbeg e Dino Sani - Foto: Diego Viñas

O mais louco do que estar frente a frente com um campeão do mundo, é ouvir ele falar da época que ele jogava várzea. Porque era assim, eles jogavam no terrão e aí iam pra alguns times profissionais, como o Comercial, que Dino contou que tinha um campo de terra também... enfim.

Dino Sani jogou no Palmeiras, São Paulo, Boca Juniors, Milan e???? Sim, na várzea - Foto: Diego Viñas

E Dino é um barato. Um humor que contagiou os presentes no auditório. Aliás, tenha o prazer de ouvir um resumaço em 3 partes do que ele e o diretor do filme, Asbeg, disseram na noite dessa sexta feira. Ah é, escute o próprio Dino falando que passou pelos terrões de São Paulo. Demais!

José Carlos Asbeg comenta sobre como surgiu a ideia de fazer o filme

José Carlos Asbeg, diretor do filme 1958... - Repórter Twitter

Perguntei pro Dino se eles tinham noção dos heróis que eram pro país. Se liga na resposta dele

"Não tínhamos noção que éramos heróis", Dino Sani - Repórter Twitter

Não conhece Dino Sani? O cara já foi até campeão europeu, mas ele mesmo fala onde jogou... incluindo a várzea

Dino Sani fala os clubes que jogou - Repórter Twitter

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Feldman recomenda...

Melhor que provocar um político, é fazer isso com quem vem preparado. É o caso do Secretário de Esportes de SP, Walter Feldman. Se ele não conquistou simpatia de todos pelo twitter, tenho que reconhecer que a minha ele ganhou faz um bom tempo.


@diegovinas

Depois de muito tentar um retorno do secretário, resolvi provoca-lo não relacionando o Campeonato de Futebol Amador da Federação na postagem anterior. Proposital? Quase. Mas a intenção foi a melhor de todas. De fato, o campeonato é muito louco! Tanto que, se não lembra, fiz um vídeo da primeira final, láááá em 2007, quando o pessoal da UniSant'Anna levou a melhor na final contra o Vila Nova de Guaianazes.

sábado, 15 de agosto de 2009

Qual o maior campeonato de várzea?

Salve varzeanos!!

Numa breve pesquisa, descobri que três grandes campeonatos de futebol de várzea no Brasil, consideram-se como os maiores do mundo? Peladão de Manaus, Futebol Participativo de Recife e Copa Kaiser em São Paulo estão nessa briga. E você, arrisca dizer QUAL É O MAIOR CAMPEONATO DE FUTEBOL DE VÁRZEA DO MUNDO??
Dá uma olhada nos trechos dessas matérias que peguei da internet:
PELADÃO DE MANAUS - AMAZONAS

Foto retirada do site O Melhor Do Bairro, de Manaus

Realizado em Manaus, o Campeonato de Peladas do Amazonas ou “Peladão de Manaus” como é chamado carinhosamente, é considerado o maior campeonato de futebol amador do mundo. Os números impressionam, a competição chegou a ter mais de 800 times inscritos (e realmente participaram) e alguns jogos tiveram a presença de mais de 22.000 torcedores.



FUTEBOL PARTICIPATIVO - PERMAMBUCO

Foto retirada do site da Prefeitura de Recife

A partir desta terça-feira (9), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer/Autarquia Geraldão, abre as inscrições para a edição 2009 do Futebol Participativo, o maior campeonato de futebol de várzea do mundo.



COPA KAISER - SÃO PAULO

Foto: Diego Viñas

A Copa Kaiser 2009- Série A, em sua 12ª edição, contará com 208 equipes. Cento e sessenta já estavam classificadas através de critérios técnicos na participação em 2008. Outros 48 times conquistaram o direito à vaga na Kaiser 2009, através da Seletiva realizada em outubro, novembro e dezembro de 2008.

Fonte: http://www.simmm.com.br/copa2009a/default.asp